Futebol

Fluminense e Vasco abrem temporada de clássicos do Carioca

Carioca


22/02/2015

 Fluminense e Vasco abrem a temporada de clássicos do Campeonato Carioca neste domingo, às 18h30(de Brasília), no Estádio Nilton Santos (Engenhão), pela sexta rodada do Estadual. Os dois times buscam a recuperação após tropeços no meio de semana.

O Tricolor conheceu a sua primeira derrota ao cair por 2 a 1 diante do Volta Redonda, estacionou nos 12 pontos e corre o risco de ser ultrapassado pelo Cruz-maltino, que vem de empate por 1 a 1 com o Barra Mansa, soma 11 pontos e aparece fora do G-4, a zona de classificação para as semifinais.

A rivalidade deste jogo sempre foi alta e aumentou ainda mais com o fato de os dois clubes estarem brigando pelo lado direito das arquibancadas do Maracanã. O Vasco, por ter sido o primeiro campeão estadual na era do estádio, sempre viu sua torcida ocupar o setor, o que mudou com a assinatura do convênio entre o Fluminense e o consórcio que administra o Maracanã. Sem aceitar a mudança de lado o Cruz-maltino se negou a jogar no estádio, forçando a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) a alterar o local da partida para o campo do Botafogo.

Apesar de todo o clima ruim, os jogadores garantem um duelo limpo. "Acredito que vai ser um jogo muito disputado por conta da rivalidade, já tradicional entre os clubes. Mas vai ser um jogo limpo, jogado dentro de campo e com os dois times chegando em igualdade de condições", disse o volante tricolor Jean.

O volante vascaíno Serginho entende, porém, que o jogo ganhou em emoção devido aos tropeço dos dois times no meio de semana. "Realmente a expectativa era de que Vasco e Fluminense chegassem a este clássico vindo de triunfos. Mas isso não aconteceu, e os dois precisam do resultado para não ficarem em situação delicada. Portanto, o grau de dificuldade aumentou consideravelmente".

O atacante Fred pensa de maneira parecida. "Claro que a gente não contava com esse resultado diante do Volta Redonda. Porém, ele vai servir para ajudar a nossa equipe amadurecer. Nós perdemos pontos importantes e que a gente contava em conquistar. Portanto, vamos precisar recuperá-los em algum momento, e isso tem que acontecer nos clássicos. Esse próximo jogo contra o Vasco, que já seria de grande importância, será ainda mais fundamental por conta desse tropeço no meio de semana. É importante recuperarmos rapidamente esses pontos para voltarmos a ficar em uma situação um pouco mais confortável na tabela de classificação".

Apesar de ambos entenderem que precisam recuperar os pontos perdidos no meio de semana, os vascaínos pregam a tranquilidade como principal arma. "Nós precisamos fazer um jogo tecnicamente e taticamente muito bem feito, pois só assim consegue se ganhar um clássico. Para atingirmos esse grau de atuação é importante termos tranquilidade, valorizarmos a posse de bola e sabermos a hora certa de matar a partida", disse o técnico Doriva.

Em termos de escalação as duas equipes seguem indefinidas. No Fluminense do técnico Cristóvão Borges, o volante Edson, com entorse no joelho esquerdo, e o meia Wagner, com dores no tornozelo esquerdo, são dúvidas e serão reavaliados. Se o primeiro não jogar, Rafinha ganhará uma oportunidade, enquanto que, na ausência do segundo, nada muda, e Marlone permanece com a camisa titular. O zagueiro Guilherme Mattis, com lesão no joelho direito, foi vetado mais uma vez, porém, dessa vez não deverá ser substituído por João Filipe, que foi mal contra o Volta Redonda. Victor Oliveira, assim, deverá atuar.

Pelo lado do Vasco, o lateral direito Madson, recuperado de estiramento na coxa esquerda, fica à disposição, mas Nei deverá seguir entre os titulares. Os dois disputam posição. Sem contar com Bernardo, expulso contra o Barra Mansa, Doriva deve promover a entrada de Rafael Silva. O paraguaio Júlio dos Santos deverá substituir Montoya, enquanto o artilheiro Gilberto, contratado junto ao Toronto, do Canadá, teve a documentação regularizada e poderá fazer a sua estreia como titular no ataque vascaíno.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.