Cinema

Filme “Casa Izabel” chega a João Pessoa e segue em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba

“Casa Izabel” estreou no CINE PE 2022, onde conquistou cinco prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora


05/07/2024

O ator Luis Melo em "Casa Izabel" - Foto: Olhar Filmes / Moro Filmes

Portal WSCOM

O filme “Casa Izabel” chega a sua segunda semana em cartaz no circuito de cinemas brasileiros. Esta história sobre homens crossdressers ambientada nos anos 70, em meio à ditadura militar brasileira, pode ser vista pela segunda semana consecutiva em salas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), e Manaus (AM) e também chega a João Pessoa (PB), no Cine Bangüê (João Pessoa – PB), com seis sessões até 30/07, sendo que a primeira será nesta quarta-feira (10/07) às 19h.

Este longa-metragem paranaense, definido como um thriller queer subversivo, tem direção de Gil Baroni, com roteiro de Luiz Bertazzo, mesma dupla responsável por “Alice Júnior”, de 2020, que conquistou 25 prêmios e participou de mais de 55 seleções em festivais nacionais e internacionais, incluindo os festivais de Brasília e de Berlim. “O filme faz uma conexão com o tempo presente e põe o dedo em feridas mal cicatrizadas da nossa história”, afirma o diretor Gil Baroni.

“Casa Izabel” se passa na década de 70, sob o regime militar no Brasil, em uma Casa Grande isolada, criada por uma elite escravocrata, que se transforma em um refúgio para homens crossdressers, que se vestem como mulheres. Eles criam um mundo glamoroso e surreal para escapar da realidade opressiva daquele contexto histórico. No entanto, a aparente liberdade começa a desmoronar quando o sistema vigente na época se infiltra na casa.

O elenco conta com Luís Melo, Jorge Neto, Laura Haddad (também produtora do filme, ao lado de Andréa Tomeleri), Andrei Moscheto, Sidy Correa, Zeca Cenovicz, Luiz Carlos Pazello, Otavio Linhares, Jeferson Ulbrich e Fábio Silvestre.

(Foto: Divulgação)

Trajetória de premiações
“Casa Izabel” estreou no CINE PE 2022, onde conquistou cinco prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. O filme também recebeu no Brasil o Prêmio de Melhor Longa-metragem (Filme de Abertura) no 8º DIGO Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás e o Prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro no 12º Rio LGBTQIA+ Festival Internacional de Cinema, ambos em 2023, mesmo ano em que esteve nas seleções oficiais do 47º Frameline: The San Francisco International LGBTQ+ Film Festival (EUA) e do 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, em que foi o filme de abertura

O longa-metragem foi viabilizado através do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Ebanx. É uma produção da Beija Flor Filmes, com coprodução da Duplo Produções, distribuição da Moro Filmes e Olhar Filmes, e apoio do Projeto Paradiso.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.