Internacional

Filipinas vão precisar de US$ 301 milhões, diz ONU

Recuperação


12/11/2013

 As Filipinas vão necessitar de US$ 301 milhões em ajuda humanitária após a passagem do supertufão Haiyan, segundo as agências humanitárias da ONU.

O dinheiro será empregado ao longo de seis meses, disse Jens Laerke, porta-voz do escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

"Acabamos de lançar um plano de ação centrado em alimentação, saúde, saneamento, alojamento, retirada de escombros e proteção dos mais vulneráveis", explicou Valerie Amos, chefe de operações humanitárias da ONU.

Ela elogiou a resposta da comunidade internacional à catástrofe que atingiu o arquipélago na sexta passada, mas disse que mais ajuda é necessária.

A passagem de Haiyan provocou destruição no arquipélago, matando pelo menos 10 mil pessoas e deixando 660 mil desabrigados.

"Sabemos que as pessoas estão sendo ajudadas, mas também sabemos que, dado o alcance do desastre, precisamos manter a ajuda", disse Valerie.

"O plano de ação estabelece o que se necessita em uma série de âmbitos", disse.

Ela afirmou que, no presente momento, é muito difícil determinar quais são as necessidades imediatas, porque é muito difícil chegar a algumas das regiões afetadas.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.