Saúde

Fila de espera por cirurgias ortopédicas na Capital será encerrada até o final d

Pecoo


06/05/2013



{arquivo}O drama vivido por 1.892 pacientes que hoje se encontram na fila de espera por uma cirurgia ortopédica, em João Pessoa, está mais perto de um fim. O prefeito Luciano Cartaxo (PT) autorizou, na manhã desta segunda-feira (6), o início do Programa Emergencial de Cirurgias Ortopédicas do Ortotrauma (Pecoo). A solenidade ocorreu no Complexo Hospitalar Mangabeira – Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma).

Na oportunidade, o prefeito assegurou a conclusão de todas as cirurgias, que hoje se encontram na fila de espera, até o final deste ano, além dos procedimentos que, por ventura, vierem a acontecer normalmente no decorrer do período. O investimento é de R$ 3 milhões com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Para resolver o problema da fila por cirurgias, ainda foi realizado uma parceria com o Hospital Samaritano.

“A equipe está motivada e estruturada, o investimento foi feito, numa articulação que envolveu os nossos profissionais de saúde como um todo. A maioria das cirurgias serão realizadas aqui no Ortotrauma. Já equipamos duas salas de cirurgias exclusivas para isso, além do Hospital Santa Isabel que também realizará algumas cirurgias, assim como o Samaritano que entra como parceiro nesse programa”, explicou Luciano Cartaxo.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde já determinou que as cirurgias serão realizadas de segunda a sábado, nos três turnos. Os pacientes que esperam por cirurgia serão atendidos seguindo o critério temporal, ou seja, quem estiver a mais tempo na lista terá prioridade no atendimento. Serão realizadas 30 cirurgias por dia, sendo 20 do Pecoo e 10 da demanda diária.

O Pecoo tem o objetivo de zerar a fila de 1.892 pacientes que esperam por uma cirurgia ortopédica. As cirurgias serão: artroplastias de quadril (168); artroplastias de joelho (251); artroscopias de joelho (787); artroscopias de ombro (183); artrodeses (85); cirurgias de dedos, punhos e cotovelos (115); osteotomias (78); cirurgias de pé e tornozelo (53); ressecções (21); e demais cirurgias (151).

Fisioterapia Permanente

O prefeito Luciano Cartaxo ainda prometeu entregar nos próximos 60 dias um serviço de Fisioterapia Permanente, que funcionará no próprio Ortotrauma. Todos os equipamentos já estão assegurados, restando apenas à contratação de profissionais e a conclusão da piscina térmica que auxiliará no tratamento dos pacientes.

“Em 60 dias será iniciado esse importante serviço de Fisioterapia Permanente do Ortotrauma, que irá auxiliar o processo de pós-cirurgia, ou seja, na recuperação também desses pacientes que estão na fila de espera. Para isso, faltam apenas a conclusão da piscina térmica e de meios de acessibilidade, que já estão com obras bastante avançadas, além da contratação de 17 a 18 fisioterapeutas”, argumentou o prefeito.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //