Eventos

Festival gastronômico explora beleza do Conde

Delícias


10/05/2014



 O Festival Gastronômico “Sabores e Saberes” realiza na cidade do Conde sua primeira edição.A intenção é divulgar a arte da "boa comida” e serviços aliados à simplicidade, integração social e disseminação cultural, por isso nosso lema é mais do que um prenúncio de festival, um marco turístico e um grande encontro para familiares e amigos.

Este será o evento festivo deseja destacar o mês de Maio para as melhores opções de degustação na Costa do Conde, com novos pratos, oferecendo qualidade em gastronomia enriquecida com atrativos artístico-culturais numa programação* realmente envolvente para a família toda.

Pretende-se com este evento, sensibilizar e estimular a demanda de mais e novos turistas, visitantes e também, dos próprios habitantes da região, alçando o evento como mais uma alternativa de lazer que ainda traz junto consigo paisagens de maravilhosos encantos naturais e atrativos que o litoral sul da Paraíba possui. Para as pessoas há um grande e animado ganho ao se deslocarem de casa para novas alternativas de lazer, de convívio e de descontração tão desejados.

AS DATAS COMEMORATIVAS

Há duas importantes datas comemorativas neste período:
– o Dia do Trabalhador , 1º de maio, uma quinta-feira, feriado (um feriadão prolongado)
– o Dia das Mães, no domingo 11 de maio.
O que significa descobrir ou revisitar lugares e ares para levar a mãe a passeio e para homenageá-la sem filas de espera para seu almoço merecido.

O Festival “Sabores e Saberes” apresenta ainda uma programação de atrativos musicais e artísticos, aproveitando-se dos talentos locais e regionais dando um colorido especial à experiência gastronômica e o momento de convívio à mesa (veja quadro anexo).

PARTICIPANTES

Serão treze estabelecimentos do setor de bares e restaurantes que atuam na Costa do Conde. São associados da ACIC e demais interessados do setor alimentício que se enquadraram na proposta.
Além dos prazeres da boa comida, do lazer e descontração, esta festa já vem gerando também um grande dinamismo econômico e social na comunidade, fomentando novas frentes de trabalho e renda, a capacitação de pessoas, as atitudes proativas e criativas, entrosamento interempresarial e elevação no conceito do destino turístico.
O evento mobilizará cerca de 100 empregos diretos e mais de 500 indiretos, se contarmos com as demandas nos hotéis e pousadas, nos receptivos, nos bugguies, no consumo comercial e decorativo, nos fornecedores agrícolas dentre outros.

PREPARATIVOS

O pessoal dos estabelecimentos participantes está recebendo treinamentos e oficinas agendadas in-company oferecidas pela parceria com o SEBRAE – ajudando para que se modernizem sem perder as boas qualidades de simplicidade e descontração típicas do local.
Todos receberam uma consultoria especial do SEBRAE para a criação do prato promocional que cada estabelecimento irá oferecer durante o festival.
Alguns estabelecimentos contam com chef experiente, como é o caso de Siese de Meer, um chef holandês com mais de 10 anos de profissão, que está desenvolvendo um prato especial para o festival.
O renomado fotógrafo Cácio Murilo fará as fotos dos pratos que irão na arte do folder ilustrado com informações sobre o estabelecimento e cada um com sua proposta de programação artístico-cultural, envolvendo cantores, músicos, artesãos, bailantes, etc.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL

A programação completa segue ao final deste release e conta com:
– voz e vilão Gospel jovem, MPB voz e violão Cleiton Barata, Giovanna Miranda Acústico, apresentação e degustação de coquetéis criativos, o Toré da tribo indígena tabajara, capoeira do Gurugy, exposições temáticas de Portugal e do Japão, exposição arte da “Mães de Barro” – Quilombola, exposição de produtos do engenho Tambaba, quadrilha Junina Esmeralda, mostra de videos de trilhas, esportes e demais atividades da APA de Tambaba, mostra de trabalhos manuais de artista local e doces caseiros da comunidade rural entre outros. (veja quadro anexo ao e-mail)

* IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO: ACIC

Membros da ACIC foram os idealizadores desse evento.
Conhecendo o potencial dos pontos de alimentação da Costa do Conde e várias expressões artístico-culturais na região, alguns empresários se sentiram no dever de mostrar isto à população mais ampla para que mais pessoas pudessem aproveitar e conhecer. Acabou virando um desafio e um estímulo tão grande que os chefs e os proprietários estão buscando novidades, inspirações e aprendizado com uma dedicação bem maior que antes, motivados para mostrar o seu melhor.
A ACIC surgiu dos anseios da comunidade por maior bem-estar social aliado à prosperidade nos negócios e com apenas dois anos e meio de existência, ineditamente já desponta como uma associação forte e estimulante agregando 60 empresas do município, proporcionando e acompanhando ativamente os episódios de desenvolvimento e unindo os setores empresariais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //