Cinema

Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro começa nesta segunda-feira em Areia

A programação do FECINE segue até o próximo sábado, 19 de outubro, com exibições de filmes no período da tarde e noite, além de outras atividades.


14/10/2024

Filme "A Matriarca" (Dir.: Lula Oliveira - BA)

Portal WSCOM



O Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro, o FECINE, começa nesta segunda-feira (14) no município de Areia com atividades que integram exibições de filmes, debates, oficinas, exposição e lançamento de livros. A programação é gratuita e segue até o sábado, dia 19 de outubro.

Em sua primeira edição, o FECINE presta homenagens a dois nomes que contribuíram para o cinema produzido no Nordeste, a diretora areiense Vânia Perazzo e o cineasta baiano Orlando Senna. Os homenageados também exibem seus filmes durante a programação. A primeira homenagem acontece hoje à noite a Orlando, na abertura oficial do evento, a partir das 19h. O cineasta abre as exibições do festival com a pré-estreia do seu novo filme “Longe do Paraíso”. Esta é a primeira exibição pública do longa-metragem que tem estreia nacional marcada para a próxima semana. No sábado, o FECINE presta tributo à Vânia. A produção da diretora “O que os Olhos Não Veem”, encerra a programação do Festival.

Participam do FECINE, nas mostras competitivas de longas e curtas-metragens, dezenove produções audiovisuais entre documentários, ficções e animações, de seis estados do Nordeste. Os filmes concorrem em diferentes categorias, como melhor filme, melhor direção, ator ou atriz, entre outras. Ao final, os vencedores recebem o “Troféu A Bagaceira”, uma homenagem à obra literária do escritor areeinse José Américo de Almeida. O livro publicado em 1928 é considerado um marco da segunda fase do Modernismo brasileiro.

As sessões de cinema acontecem no período da tarde e noite na Sala de exibição Ely Marques, localizada no auditório do Colégio Santa Rita, no centro da cidade de Areia. O nome da sala é uma homenagem a Ely Marques, profissional do cinema paraibano falecido em 2021, devido a complicações da covid-19.

Além das exibições dos filmes, a programação também integra a exposição “Eis um Frame”, do diretor de fotografia paraibano João Carlos Beltrão; os lançamentos dos livros “Das Garagens para o mundo”, de Marcelo Ikeda, e “Cinema Paraibano e Gênero”, org. de Virgínia Gualberto. Durante o evento, estão sendo oferecidas duas oficinas de audiovisual: “Produção Criativa de Baixo Orçamento”, com a realizadora audiovisual Solange Moraes, e a “Oficina de Atuação”, ministrada pela diretora e atriz Pattrícia de Aquino.

O Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro é uma realização do Ministério da Cultura, com produção da InCinerado Filmes e patrocínio do Banco do Nordeste. O FECINE tem o Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Areia, Convention and Visitors Bureau, ATURA, Colégio Santa Rita e do comércio local. A programação completa e outras informações sobre o Festival estão disponíveis no site fecine.com.br e no @fecinebr, no Instagram.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.