Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para edição histórica de 20 anos com premiação de R$ 15 mil para curtas


22/05/2025

Cineastas e premiados celebram a última edição do Fest Aruanda, maior festival audiovisual da Paraíba

Portal WSCOM

No ano em que comemora 20 anos de criação, o Fest Aruanda, o mais antigo festival de cinema paraibano, recebe até 12 de agosto as inscrições para sua edição 2025, a ser realizada de 4 a 10 de dezembro na rede Cinépolis do Manaíra Shopping, na capital paraibana.

Neste ano, o Fest Aruanda contará novamente com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, no valor de 15 mil reais. O prêmio tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem.

Podem se inscrever para a 20º edição do Fest Aruanda realizadores nas categorias Longa Metragem (Nacional), Curta-Metragem (Nacional) e Sob o Céu Nordestino (curtas paraibanos e longas-metragens da região).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O regulamento ainda contempla outras duas opções de inscrição: TV Universitária (nacional) nas categorias Documentário, Programa de TV, Interprogramas e Reportagem. Por outro lado, as inscrições para Vídeoclipe e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desde que em formato audiovisual, contemplam exclusivamente as produções paraibanas.

O Comitê de Seleção de curtas-metragens nacional é formado pelos jornalistas e críticos de cinema Amilton Pinheiro, de São Paulo, Rodrigo Fonseca, do Rio de Janeiro, e a roteirista e crítica Vivi Pistache, de Belo Horizonte.

De acordo com o regulamento, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente através do link da página oficial do festival até às 23h59 do dia 12 de agosto.

Segundo o diretor e fundador do Festival, Lúcio Vilar, a edição 2025 será repleta de novidades. “Já estamos trabalhando para montar um cardápio audiovisual que faça jus aos 20 anos de história do evento, sob o signo do filme que lhe nomeia”, disse Vilar, mantendo suspense sobre o que está sendo programado, que só será anunciado nos próximos meses.

A edição de 20 anos tem o referendo da Reitoria e do Departamento de Mídias Digitais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), por meio da Bolandeira Arte & Films, produtora do evento, e patrocínio do Grupo Energisa, através do Edital ICMS Cultural (Secult-PB), Copatrocínio da Cagepa , PBGás e Armazém Paraíba via Lei de Incentivo Fiscal do Governo Federal (Ministério da Cultura/SAV).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.