Futebol

Felipão descarta Kaká e R10 juntos e diz que Neymar será preservado

Na seleção


22/04/2013



A menos de um mês para a convocação final para a Copa das Confederações, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, praticamente descartou chamar Ronaldinho Gaúcho e Kaká juntos para o torneio. Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", publicada na edição desta segunda-feira, o treinador diz que dificilmente os dois meias serão convocados simultaneamente para a Copa das Confederações. É um ou outro.

– Não, 90% de chance que não. Dei chances aos dois, vou dar mais uma ao Ronaldinho agora. Minha ideia é que não joguem juntos, não. Não tive como testar os dois juntos nos amistosos por causa dos momentos diferentes que viviam. É provável que eu leve um e não leve o outro – disse Luiz Felipe Scolari.

Pelo tom das entrevistas após os últimos amistosos, Ronaldinho está na frente. Felipão não se cansa de elogiar o camisa 10 do Atlético. Em relação a Kaká, por sua vez, os elogios não são tão contundentes. Após o empate contra a Rússia, quando o meia do Real Madrid teve oportunidade como titular, o treinador se limitou a dizer que “Kaká teve atuação dentro do esperado”.

Na mesma entrevista, Felipão negou que esteja querendo mimar Neymar, mas reconheceu que o craque do Santos precisa de atenção especial para ser preservado na seleção brasileira.

– Não diria mimar. Mas ele tem muitos contratos, tem muitas situações fora do futebol em que é envolvido. Se eu conseguir preservá-lo na seleção, vai ter mais descanso. Futebol é corpo, tem que estar inteiro, voando…Na Europa, trabalha-se de forma diferente esse aspecto. A mídia não tem tanto acesso. O clube não permite, toma conta das áreas comerciais.

Na visão de Felipão, Ronaldinho disputa vaga na Seleção com Kaká (Foto: AP)
Questionado se uma transferência de Neymar para a Europa seria boa para a Seleção, Felipão admitiu que poderia ser importante, mas não é necessária.

– Eu vi o Neymar melhorar muito nos últimos dois anos, com o Muricy (Ramalho) no Santos. Se ele quiser ir, vai ser ótimo. Para a Seleção seria bom. Mas ele não precisa ir.

Por fim, o treinador deu a entender que o Brasil terá dois volantes mais fixos. Na reta final da “Era Mano Menezes”, Paulinho e Ramires – jogadores com um maior potencial ofensivo – exerciam a função na equipe.

– A seleção ganhou em 1994 e quem eram os volantes? Mauro Silva e Dunga. 2002? Gilberto Silva e Kleberson. Essa história de volante goleador é muito bonita para a imprensa. É bonito, só não é bonito para o técnico e o time. Quando tu tens laterais como os nossos, Daniel Alves e Marcelo, tem que ter proteção.

Na visão de Luiz Felipe Scolari, a atual bicampeão europeia e campeã Mundial Espanha não figura entre as principais favoritas para a Copa do Mundo de 2014. Para o treinador, Alemanha, Itália e Argentina estão em um nível acima. O Brasil, por sua vez, também pode ser apontado como um dos candidatos ao título, na opinião de Felipão.

– Dos que já estão organizados, Alemanha, Itália pela tradição e porque renovou, temos a Argentina jogando muito bem. Quem mais? Num nível já muito bom são essas…Eles (Espanha) vêm jogando juntos e tudo mais, mas vamos ver essa parte final da eliminatória. A Holanda joga muito bem, a Rússia vai incomodar. Mas aqueles três, com a Espanha sendo uma quarta, vão estar entre os oito. (O Brasil) não é favorito absoluto. Está no nível.
A seleção brasileira se apresenta nesta segunda-feira em Belo Horinzonte. Na quarta, o time enfrenta o Chile, em amistoso no Mineirão. Apenas jogadores que atuam no país foram chamados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //