Paraíba

Fantástico denuncia precariedade na Saúde por falta de macas e Globo revela mais

EM REDE NACIONAL


10/08/2014

A Paraíba acabou sendo manchete neste domingo em dois grandes veículos de comunicação do País – o programa “Fantástico”, da Rede Globo, com denúncia de precariedade e até morte no sistema de saúde a partir do represamento de Macas do serviço do SAMU no Hospital de Traumas de Campina Grande e ainda, pelo jornal “O Globo” apresentando números do crescimento da violência no Estado.

No caso das Macas, o programa fez levantamento em diversas cidades/estados do País, entre eles São Paulo, Sergipe (Aracaju) e Paraiba (Campina Grande) mostrando imagens de graves problemas registrados com o não atendimento do serviço de Emergência ou retardamento na execução da assistência levando em alguns casos a óbito.

Em Campina Grande, a reportagem mostrou equipes do SAMU sem condições de atendimento por conta da retenção das Macas no Hospital de Traumas. O coordenador do programa disse que, mesmo as macas reservas em quantidade de dez, também acabam retidas no hospital. Um entrevistado falou da morte de seu pai pelo não atendimento de urgência pela ambulância do SAMU.

Já o Secretário de Saúde, Waldson, explicou que o problema não é do hospital de Traumas.

MAIS VIOLENCIA – Já no Jornal “O Globo”, reportagem sob o titulo “Violência sem trégua” indica que, ao invés de reduzir, cresceu o índice de homicídios no Brasil onde aponta a Paraiba como o segundo Estado que mais piorou no enfrentamento à violência ficando acima de Sergipe, Minas Gerais e Bahia.

Segundo a reportagem, a taxa de homicídios cresceu de 24,3 para 39,3%.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //