Artes
Exposição fotográfica em João Pessoa mostra a valentia e a resiliência do vaqueiro paraibano
26/06/2024
Portal WSCOM
A exposição ‘O Vaqueiro – A Alma do Sertão’, do repórter-fotográfico paraibano Antônio David, abrirá no próximo dia 5 de julho mais uma jornada cultural ‘Sesc Grandes Nomes’. A vernissage acontece às 19h, no Sesc Cabo Branco, localizado à Avenida Cabo Branco, 2788, na orla da capital paraibana. Também haverá o lançamento de um catálogo e a entrada para o evento é gratuita.
“É uma viagem poética pela alma do Sertão”, sintetiza Antônio David, convidando o público para “entrar no universo singular e rico desta figura emblemática do Cariri paraibano, o vaqueiro”. A exposição das imagens (ao todo são 44 fotografias com variações de 20x20cm até quatro metros por dois 2 metros) captadas pelas lentes do fotógrafo é um verdadeiro “mergulho em um universo de criatividade e beleza”.
Com a exposição fotográfica, o projeto ‘Sesc Grandes Nomes’ mais uma vez atua no fomento e no fortalecimento da cultura paraibana, promovendo talentos locais, como o experiente Antônio David, enaltecendo a riqueza artística do estado. Dessa maneira, o Serviço Social do Comércio (Sesc) na Paraíba reafirma seu compromisso de proporcionar uma plataforma para artistas paraibanos de destaque em diversas áreas, desde as artes visuais, passando pelo teatro, a música, a literatura, até outras formas de expressão.
“A exposição mostra a beleza crua e poética do vaqueiro, a força inabalável e sua profunda conexão com a natureza e os animais”, garante David, adiantando que as fotos escolhidas para o evento mostram a beleza singular da Caatinga, “uma simbiose entre o homem e o animal; a força da vida que pulsa no Sertão”.
David lembra que o vaqueiro, lidando com o gado, enfrenta as adversidades do clima, da geografia. “As imagens capturam a rusticidade, a destreza e a valentia do vaqueiro em seu dia a dia, explorando novas perspectivas e linguagens visuais contemporâneas para reinterpretar a figura desse personagem nordestino, o vaqueiro”.
Em síntese, Antônio David explica que a exposição fotográfica promove a valorização e o reconhecimento da cultura do vaqueiro nordestino, um personagem icônico e símbolo de resistência frente às adversidades do Sertão. O público visitante irá mergulhar na história e identidade desses “guerreiros do Sertão”, desvendando sua profunda conexão com a natureza, os animais e as tradições que atravessam gerações, mantendo viva a história e a cultura da Caatinga. “Garanto que ‘O Vaqueiro’ será uma experiência imersiva e emocionante, que transportará o público para o universo singular do vaqueiro, revelando sua força, poesia e a beleza da cultura sertaneja”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.