Música
Expo Favela Paraíba começa com show de RAPadura, artista indicado ao Grammy Latino
22/09/2023
Portal WSCOM
O maior evento de diálogo entre empreendedores de periféricos com investidores de asfalto começa nesta sexta-feira, dia 22, em João Pessoa. É a Expo Favela Paraíba (organizada pela Central Única das Favelas – Cufa), que terá abertura oficial na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (no Espaço Cultural José Lins do Rêgo), às 19h. Apresentadoras da abertura serão Sandra Belê e Nathalia Bellar.
Com entrada gratuita, noite terá exibição do filme ‘Bora Favela’ e apresentações de Lua Camboatá, Our Flavor e Los Hermanos Dance, além do espetáculo teatral ‘Esperançar incomoda que só a gota’ (com alunos da rede pública municipal de ensino, sob direção de Flávio Ramos) e show musical com o cearense RAPadura Xique-Chico (rapper indicado ao Grammy Latino).
A Expo Favela vai até domingo e também terá atrações como BNegão (ex-Planet Hemp que fará o show de encerramento) e presença de nomes como o influenciador Raull Santiago e do escritor e ativista Preto Zezé (do Laboratório de Inovação Social e da Frente Nacional Antirracista).
Durante três dias, a Expo Favela Paraíba vai levar ao Espaço Cultural uma programação intensa e diversificada. Painéis, oficinas, shows, mentorias palestras, debates, exposições, lançamentos de livros e outras atividades serão oferecidas gratuitamente ao público. Também haverá shows de Luana Flores, Fúria Negra e Maracatu Pé de Elefante. Programação completa no https://paraiba.expofavela.com.br/programacao-expo-favela-innovation-paraiba/
As inscrições para oficinas, voltadas para a área da culinária, mídias digitais, dança e editais de cultura, devem ser feitas no local. É necessário chegar antecipadamente para garantir vaga. Já as demais atividades, como shows e palestras que acontecem no palco 360º, a entrada é livre, sem inscrição. Na Arena Educa, iniciativas voltadas para ensino e pesquisa serão apresentadas às pessoas que circulam pelo espaço de mais de 300m².
Além disto, camelódromo – com vendas de produtos e serviços oriundos de favela -, podcast, praça de alimentação e exposição de obras de artistas da quebrada estão na programação que está disponível no site da Expo PB. Também será disponibilizada uma sala com programação infantil, voltada para as crianças que acompanham seus responsáveis na feira.
Favela em números – Com uma população de quase 18 milhões de pessoas, as favelas brasileiras movimentam mais de R$ 202 bilhões por ano. Segundo a Data Favela, 90% dos moradores desses territórios já empreenderam a fim de movimentar sua renda. Estes números mostram o grande potencial de produção de riqueza da favela e como a população negra pode e deve ser protagonista desta construção.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.