menu

Paraíba

07/05/2013


Expedito recebe deputada da França

De bayeux

O prefeito de Bayeux, Dr. Expedito Pereira (PSB), recebeu a deputada francesa Isabelle Attard, na tarde desta segunda-feira (6), em audiência no Paço Municipal. A parlamentar é natural da cidade de Bayeux, na França. A visita faz parte das atividades de comemoração aos 70 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia, localizada na região litorânea, no noroeste francês. O ato ficou conhecido como Dia ‘D’ (“D-Day”) e marcou o início da derrocada do nazismo na segunda guerra mundial.

A deputada Isabelle Attard afirmou que ficou feliz com a receptividade dos paraibanos e disse que já planejava visitar a cidade há algum tempo. Ela anunciou ainda que vai buscar, através do parlamento francês, meios para fortalecer parcerias entre as duas cidades, principalmente na área da educação.

A audiência foi acompanhada por diversos secretários municipais e vereadores. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo com imagens da cidade. Em seguida, o prefeito e a deputada trocaram presentes e saíram, em comitiva, rumo à Praça 6 de Junho, um dos monumentos históricos de Bayeux.

O dia 6 de junho, que dá o nome à praça, também marca o dia em que a cidade de Bayeux, na França, foi libertada dos nazistas. A deputada Isabelle Attard permanece na Paraíba até a próxima quarta-feira (8). Ela pretende ainda conhecer um pouco mais sobre as atividades econômicas do município de Bayeux, além de monumentos, escolas, hospitais entre outros equipamentos da gestão municipal.

Bayeux integra a região da Normandia, na França, distante 276 quilômetros da capital Paris. A cidade homônima paraibana foi nomeada “Bayeux” por meio da lei estadual nº 546, de 21 de junho de 1944, sancionada pelo interventor do Estado à época, Ruy Carneiro, que decidiu homenagear o primeiro município francês livre do nazismo pelas forças aliados, após o desembarque.

Solicitação da audiência

Antes da realização da audiência, a deputada Isabelle Attard encaminhou carta endereçada ao prefeito Dr. Expedito Pereira. Confira abaixo:

Senhor Prefeito,

No dia 6 de junho de 2014 serão comemorados os 70 anos do desembarque da Normandia. Vários eventos se realizarão durante todo o ano na região da Basse Normandie (cerimônias oficiais com a presença de vários chefes de Estado, filmes, exposições, concertos, etc…).

Será um ano importante na história da nossa região. Há quase 70 anos que a sua cidade mudou de nome e escolheu para homenagear a cidade onde sou deputada: Bayeux (Calvados – Normandia).

Também, Bayeux-Calvados organiza todo outono o Prêmio Bayeux dos correspondentes de guerra. Jornalistas do mundo inteiro se encontram aqui. Os laços entre nossas duas cidades, o fundador do império da imprensa brasileira Assis Chateaubriand, e a segunda guerra mundial são muito importantes e infelizmente pouco conhecidos.

Desejo encontrá-lo para enfim, na ocasião desse aniversário, nossas duas cidades aprendam a se conhecer e que possam reforçar os laços culturais, turísticos e econômicos. Ficarei na sua cidade de segunda-feira 6 de maio de 2013 até 8 de maio de 2013.