Política

EUA revogam vistos de Alexandre de Moraes, familiares e ministros aliados do STF após operação da PF contra Bolsonaro


19/07/2025

Portal WSCOM com Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou, nessa sexta-feira (18), a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, de seus familiares e de outros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) identificados como “aliados na Corte”. A decisão foi comunicada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em meio à escalada de tensões diplomáticas após uma nova ofensiva da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A medida ocorre no mesmo dia em que Bolsonaro foi alvo de uma operação que incluiu buscas e apreensões, além da imposição de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno entre 19h e 6h.

Em uma publicação nas redes sociais, Rubio acusou Moraes de promover censura e perseguição política contra o ex-mandatário brasileiro. O comunicado, no entanto, não especifica quais outros ministros do Supremo estão incluídos na medida. Até o momento, o STF não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

A decisão norte-americana ocorre em meio a investigações conduzidas pela Polícia Federal que envolvem Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente. Ele é suspeito de atuar junto ao governo do presidente Donald Trump para pressionar o Judiciário brasileiro e interferir no andamento das investigações relacionadas à tentativa de golpe em 2022.

Eduardo está nos Estados Unidos desde março deste ano, após pedir licença do mandato parlamentar alegando “perseguição política”. O período de afastamento da Câmara dos Deputados se encerra neste domingo (20).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.