Saúde

Estudo liga memória da última refeição à perda de peso

Cabeça


15/04/2013



 Na maioria das vezes, as pessoas lutam para perder os quilos extras, pois consideram muito difícil reduzir sua ingestão de calorias. Mas os pesquisadores da Universidade de Birmingham e da Universidade de Liverpool, ambas no Reino Unido, descobriram uma técnica fácil para reduzir a gordura corporal e obter sucesso na dieta: se a pessoa se lembra da última refeição como sendo prazerosa, as chances dela consumir menos calorias nas refeições seguintes aumentam. As informações foram publicadas na edição de abril do American Journal of Clinical Nutrition.

Os pesquisadores analisaram 24 estudos separados que examinavam o impacto da consciência, da memória, da atenção e da distração na quantidade de alimentos que ingerimos. Eles descobriram que técnicas como manter uma boa lembrança da refeição anterior e escrever os alimentos que foram consumidos podem ajudar a diminuir o consumo de comida. O estudo também afirma que pessoas que fazem a refeição distraídas são propensas a ingerir calorias extras.

Outras técnicas apontadas como eficazes pelo estudo são manter lembretes dos alimentos que foram consumidos anteriormente ou até mesmo manter a vista as embalagens dos últimos lanches. Os cientistas afirmam que embora essas ações sejam eficazes, são necessários estudos mais detalhados para avaliar o impacto das práticas especificamente em pessoas acima do peso – pois alguns dos estudos da revisão incluíam pessoas com o IMC normal.

Para emagrecer, não basta apenas fechar a boca ou comer apenas grelhados com salada – é necessário força de vontade e entender que o emagrecimento vem de uma alimentação saudável, que não precisa ser sinônimo de passar fome e abrir mão de pratos saborosos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //