Política

Estado cede terrenos para terminais de integração e pede apoio da PMJP para hab

Saldo positivo


05/07/2013



O prefeito Luciano Cartaxo (PT) analisou de forma positiva a audiência que manteve com o governador Ricardo Coutinho (PSB), no final da tarde desta sexta-feira (05), na Granja Santana. Na oportunidade, ficou acordado que o Governo do Estado irá ceder terrenos para construção de terminais de integração de ônibus na Capital. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal irá apresentar projetos para a construção de escola, creche e posto de saúde em um conjunto habitacional com 1200 casas, que será construído pelo Estado, no bairro do Cidade Verde, e realizará obras no entorno do viaduto do Geisel, também obra do Governo.

“Foi uma reunião importante, positiva, focando na minha pauta prioritária, que é a questão da mobilidade urbana. Estamos colocando claramente, que João Pessoa vai iniciar neste segundo semestre as obras do PAC da Mobilidade Urbana, os chamados corredores exclusivos”, afirmou.

Segundo Cartaxo, dos quatro terminais existentes na Capital, o de Mangabeira e das Três lagoas são da prefeitura, já o do Centro e o terreno nas proximidades do estádio Almeidão, próximo a avenida 2 de Fevereiro, do Estado. Cartaxo revelou que a prefeitura tem a intenção de transformar o terminal de integração da rodoviária em um terminal da região metropolitana, que vai atender toda a grande João Pessoa, inclusive integrando os trens da CBTU.

“Este terminal será muito importante para a Capital e toda região metropolitana, inclusive integrando os trens da CBTU e o governador já sinalizou de forma positiva para liberar a área, faltando apenas consulta junto ao DER. Com relação área perto do Almeidão, que liga o corredor exclusivo da 2 de fevereiro, o governador já sinalizou que pronto que o município pode fazer uso desta área. Então, temos a possibilidade real de agora em outubro, no máximo em novembro, começar estas obras”, afirmou.

Outra obra discutida na reunião foi a duplicação da avenida Cruz Das Armas. Neste caso, o Estado pediu para a PMJP agilizar a desapropriação e recuo do Mercado Público Local, para que a obra possa ser realizada.

Cartaxo revelou também que os recursos para estas obras já estão assegurados. Com relação ao anúncio do Governo Federal de que irá liberar mais R$ 50 bilhões para obras de mobilidade em todo o país, o prefeito disse que deste valor R$ 500 milhões serão destinados para João Pessoa. Ele disse também já ter projetos para aplicar estes recursos, a exemplo da criação e interligações de novas avenidas e abertura de ruas complementares.

“É fruto deste clima de necessidade de uma unidade maior, de uma responsabilidade maior dos governantes em relação às demandas da população. Agora temos a compreensão que temos que resolver algumas questões pontuais. No encontro coloquei minha satisfação, de mesmo não tendo conversado anteriormente, resolvidos algumas questões. Vou colocar um exemplo concreto o fato de no mês passado termos feito um encontro de contas entre a Cagepa e a prefeitura, foi um resultado concreto para as duas instituições. Recentemente, também tivemos um encontro de contas na saúde, onde acabamos com brigas judiciais

Após a reunião, o governador Ricardo Coutinho (PSB), não falou com a imprensa, quem o representou foi o secretário estadual de recursos hídricos, João Azedo, que também considerou a “reunião extremamente positiva para as duas gestões”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //