Cinema

Estacine exibe os filmes ‘Olga’ e ‘Morangos Silvestres’ neste final de semana

Neste domingo

20/09/2015


As mostras ‘Construindo a Liberdade’ e ‘Ingmar Berman’, do projeto Estacine, traz para o público neste fim de semana os filmes ‘Olga’ e ‘Morangos Silvestres’, respectivamente. A exibição será, nos dois dias, às 16h no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, com entrada gratuita e respeitando a classificação indicativa de idade de cada filme.

O filme brasileiro ‘Olga’ será exibido no sábado (19). O longa-metragem foi inspirado na biografia escrita por Fernando Morais sobre a alemã Olga Benário Prestes, sendo produzido e rodado em 2004. No elenco os atores Camila Morgado, Caco Ciocler e Fernanda Montenegro.

A produção cinematográfica conta a história de Olga Benário (Camila Morgado), uma militante comunista desde jovem, perseguida pela polícia e que fugiu para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá, ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a ‘Intentona Comunista de 1935’, só que os dois se apaixonam na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de sete meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha, Anita Leocádia, na prisão feminina do campo de concentração de Barnimstrabe. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück, onde é morta na câmara de gás.

No domingo (20) será exibido o drama ‘Morangos Silvestres’, que conta a história do professor de medicina Isak Borg. Durante uma viagem com a nora dele, de Estocolmo a Lund para receber o grau honorário da universidade pelos 50 anos de carreira, ele relembra no caminho os principais momentos de vida. Na viagem, ele conhece diversas pessoas.

‘Morango Silvestres’ é um premiado filme sueco de 1957, do gênero drama, escrito e dirigido por Ingmar Bergman, que escreveu todo o roteiro no hospital. O título original, em sueco, refere-se ao lugar (stället) onde se encontram morangos silvestres (smultron). O elenco inclui os atores regulares nos trabalhos de Bergman, Bibi Andersson, Ingrid Thulin e Gunnar Björnstrand. Max Von Sydow também aparece em um pequeno papel.

Projeto – O Estacine é um projeto idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009 com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes fora do circuito das salas de exibições da cidade. Desde sua criação foram exibidos mais de 2.230 filmes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.