CBF pode mudar o nome das séries B, C e D do Campeonato Brasileiro em 2027 para eliminar conotação ‘diminutiva’

Foto: Divulgação/Agência Brasil

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estuda renomear as Séries B, C e D do Brasileirão a partir de 2027. O diretor de marketing da entidade, Cláudio Gomes, declarou que a ideia é “eliminar a conotação ‘diminutiva’ das divisões inferiores e propor nomes com mais valor simbólico”.

Com a mudança, a CBF visa a criação de uma identidade mais “emocional” e representativa para as competições. Um dos possíveis novos nomes da liga poderá ser “Liga Raiz do Brasil”, exemplo dado pelo executivo durante o CFUT 2025, realizado em Fernando de Noronha na última terça-feira (4).

“O torcedor sofre com a rotulagem. Seu time caiu para a Série B ou D, e isso carrega um estigma. Queremos mudar essa percepção, criar nomes que transmitam pertencimento e orgulho”, disse Cláudio Gomes.

O projeto integra a criação de uma “marca-mãe” que reunirá em todas as 24 competições com chancela da CBF sob uma arquitetura de identidade visual unificada.

“As competições precisam ter vida própria. Precisamos transformar isso em um produto e desconectar da imagem exclusiva da Seleção Brasileira”, disse.

Gomes prevê o anúncio do nome da nova marca para 2026 e a reformulação pretende “traduzir em uma única marca a essência do jogo, a alma do povo e o significado cultural do esporte para o Brasil”, afirmou.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo