Saúde

Especialista ressalta cuidados com saúde bucal de bebês

Desenvolvimento


02/07/2014

Todos os pais de primeira viagem devem estar atentos à saúde bucal do seu bebê, para que ele possa ter um sorriso saudável no futuro. A partir do nascimento, os cuidados com a higiene também merecem atenção, e por isso, é importante visitar um profissional especializado durante a gestação para receber orientações e esclarecer dúvidas. Contando com profissionais especializados em Odontopediatria, o Atelier do Sorriso São Rafael, clínica odontológica localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa, oferece atendimentos para garantir que os bebês cresçam com dentes livres de cáries e outros problemas bucais.

Já nos primeiros meses de vida do bebê, é necessário realizar a higiene bucal para diminuir o risco de infecções na região. “Antes dos dentes irromperem, os pais devem manter sempre limpos os rodetes gengivais, deixando-os livres de restos lácteos ou outras substâncias alimentares para que não haja nenhum tipo de contaminação na cavidade bucal”, explicou a especialista em Odontopediatria do Atelier do Sorriso São Rafael, Cristiane Maia.

Ainda segundo a dentista, a escovação, de fato, só deve ser iniciada após o surgimento dos “dentes de leite”, que são considerados os primeiros dentes da infância e, geralmente, começam a aparecer por volta dos seis meses de vida. “Neste período os bebês já devem fazer uso de creme dental adequado, e a escovação vai prevenir o acúmulo de biofilme, também conhecido como a placa bacteriana que origina a cárie”, disse Cristiane.

A especialista também ressalta que a falta de informação durante a fase de amamentação ainda é o fator responsável pela grande prevalência de cárie em bebês, e que sem a correta higienização dos dentes, os riscos são altos. “Após a primeira consulta, que é ideal durante o período de gestação, todas as crianças, sejam bebês ou em idade escolar, devem retornar ao odontopediatra impreterivelmente a cada seis meses,para novas informações de higiene, dieta e de promoção de saúde bucal, além de diagnóstico precoce de possíveis riscos de cárie, como também para a aplicação de produtos fluoretados que irão diminuir tais riscos”, completou Cristiane Maia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //