Futebol

“Era Neymar” no Barcelona começa em amistoso estilo NBA que Inter já conquistou

amistoso


02/08/2013



Com ingressos mais baratos que na Liga Espanhola (preços começando em 19 euros), o Joan Gamper é uma ocasião festiva que tem até apresentações em estilo NBA de todo o elenco, com direito a execuções intermináveis do Hino do Barcelona e sua letra que poderia muito bem fazer parte do repertório do musical ‘’Os Miseráveis”. O clube catalão perdeu apenas oito das 47 edições realizadas até agora, a mais recente no ano passado, para a Sampdoria (Itália).

Em sete ocasiões, o adversário do Barcelona foi um clube sul-americano, mas apenas o Internacional, em 1982, conseguiu levar o troféu feito de prata e ouro. Naquiele edição, o Inter bateu o Barcelona nas semifinais, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 e, depois, na decisão, passou pelo Manchester City, por 3 a 1.

E é assim que se inicia a "Era Neymar’ no Barcelona. Nada em 2013 parece estar cercado de mais expectativa que a primeira reunião numa partida da dupla Messi-Neymar. Contra um Santos que promete usar a ocasião para dar rodagem ao grupo, a nova era no Barcelona terá seu pontapé inicial nessa sexta-feira, às 16h30m de Brasília.

Para Neymar, trata-se também de um teste e tanto. Se sua atuação na Copa das Confederações silenciou em muito as críticas que vinha sofrendo no último ano, o desempenho no futebol europeu responderá muitas perguntas sobre o potencial do ex-santista. E embora sua primeira partida competitiva só vá ser a abertura da Liga Espanhola, contra o Levante, em duas semanas, seus movimentos no amistoso estarão sendo cuidadosamente monitorados.

Além de Inter, Flamengo e Vasco, o Santos já disputou o troféu, em 1998, perdendo nos pênaltis depois de empate em 2 a 2 no tempo normal.

Contratado a peso de ouro pelo gigante espanhol em maio, o brasileiro é a esperança de uma maior agressividade ofensiva dentro de campo, de um desafogo para Lionel Messi no último terço do campo. Fora dele, faz parte da estratégia de expansão comercial idealizada pelo presidente do Barcelona, Sandro Rosell, que vê em Neymar uma presença fundamental para alavancar receitas comerciais – algo que já parece ter ocorrido em julho, quando o clube anunciou um contrato publicitário com a Panasonic, patrocinador de Neymar desde 2010.

Neymar chega ao Barcelona num momento em que o clube ainda sente as dores de sua ingloriosa saída da última Liga dos Campeões, quando foi eliminado nas semifinais com um placar agregado de 7 a 0. Apesar de recuperar o título espanhol, o clube terminou a temporada com uma avaliação negativa, com mídia e público questionando se o celebrado sistema de muitos toques e deslocamentos, o tiki-taka, não precisava de uma séria reciclagem – impressão reforçada pela contundente derrota de uma seleção espanhola com base barcelonesa para o Brasil na Copa das Confederações.

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.