Paraíba

Em sessão especial proposta pelo deputado João Gonçalves, ALPB homenageia escritora Lindalva Alves Maia


14/02/2025

O deputado João Gonçalves (à esquerda) ressaltou que, com seus 92 anos, Lindalva Alves Maia é merecedora e digna da homenagem prestada (Foto: Divulgação/ALPB)



Em sessão especial proposta pelo deputado estadual João Gonçalves (PSB), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) celebrou nesta sexta-feira (14) o lançamento do livro ‘Necessário vos é nascer de novo’, da escritora Lindalva Alves Maia. A sessão contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, de amigos e familiares da escritora.

O deputado João Gonçalves ressaltou que, com seus 92 anos, Lindalva Alves Maia é merecedora e digna da homenagem prestada pelo Poder Legislativo, cujo intuito é eternizar a história de uma mulher nordestina, forte e cheia de fé. “É importante ressaltar que a Assembleia Legislativa da Paraíba não é só feita de discussões legislativas, mas também de valorização e incentivo à cultura. Este instante é um momento em que a Casa Epitácio Pessoa consagra o lançamento de um livro escrito por uma mulher nordestina, forte, de quase 92 anos. Estamos aqui para trazer à Paraíba cultura através do lançamento desta obra literária”, disse.

A autobiografia de Lindalva Alves Maia tem a coautoria de sua neta, Anny Elizabeth Maia Machado. A obra narra toda sua história de luta, coragem e renascimento, servindo de inspiração para todos que a lerem. Costureira, Lindalva Maia acredita que, através do livro, deixa um legado de fé para todos, visto que, durante a sua carreira, serviu em diversas igrejas e comunidades, ajudando os mais aflitos que a procuravam em momentos de desespero.

Durante a Sessão Especial, a escritora Lindalva Alves Maia afirmou que a obra “Necessário vos é nascer de novo” narra sua trajetória de fé e superação. Ela falou da alegria de ser homenageada pela Assembleia Legislativa e disse ser muito grata aos parlamentares e, principalmente, a Deus por um momento tão importante em sua vida. “Foi através de muito sofrimento que hoje eu estou fazendo esse livro. É minha vida, é minha história. Então, eu louvo e agradeço a Deus por esse momento, por todo acolhimento. Hoje, agradeço pela minha vida, por este dia, por tudo que está acontecendo, porque foi programado por Deus”, declarou a autora.

Neta de Lindalva, Anny Elizabeth Maia, coautora do livro, descreveu a experiência com uma mistura de sentimentos que vão da admiração pela história de sua avó, à satisfação em contribuir para eternizar uma trajetória de fé, devoção e solidariedade. “O primeiro sentimento mesmo é o de gratidão por participar, por ela compartilhar comigo toda essa história. Quem ler o livro vai mergulhar nesta linda obra e viver junto com ela. Então, participar com minha avó deste momento, escutar cada história sua, histórias de superação e de renovação”, declarou Anny.

Emocionada, a coautora da obra destacou que o legado construído por Lindalva Alves Maia, através da fé e da vontade de ajudar ao próximo, precisa servir como inspiração para todos. “Penso que todos têm que conhecê-la, sua história é um testemunho. E juntas conseguimos elaborar esta obra. Estou muito feliz e muito grata a Deus”, concluiu Anny Maia.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias, destacou a relevância de iniciativas como a da ALPB, que valorizam, incentivam, resgatam e compartilham histórias de mulheres sertanejas. “Fiz questão de dar esse abraço em dona Lindalva. Nós temos histórias em comum, mulher sertaneja, uma mulher fervorosa. Então, é com muita alegria que a parabenizo. As mulheres precisam ter esse olhar que dona Lindalva, ao longo dos seus mais de 90 anos, vem cativando, testemunhando e ensinando aos filhos, aos amigos e a toda a comunidade paraibana”, afirmou a presidente do TRE-PB.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.