Política

Em nova análise, Walter Santos comenta reforço de Lula a Ricardo Coutinho na Capital e os duros efeitos no futuro


28/10/2020

Lula cria fato novo pró RC, que explora apoio público do líder petista, mas vai enfrentar mais resistência, agora sobrando para o próprio Lula

O fato novo na campanha sucessória de João Pessoa passa pela veiculação no Horário Eleitoral de vídeo gravado pelo ex-presidente Lula apoiando abertamente a campanha do ex-governador Ricardo Coutinho, do PSB, em detrimento do petista Anisio Maia, este mantendo-se na disputa da Prefeitura de João Pessoa.

O apoio de Lula nesta fase era tudo o que Ricardo Coutinho imaginava para reforçar sua campanha mas, em que pese a força e prestigio do ex-presidente, o fato não abstrai muitos problemas que Lula e RC vão enfrentar. Em tempo: na atual campanha Ricardo é referência sem duvidas, mas na atual campanha só Anisio ataca Bolsonaro.

A realidade de Lula na atualidade difere de quando em 2002 esteve pessoalmente apoiando a candidatura de Luciano Cartaxo a prefeito à época tendo Ricardo Coutinho como adversário.

A decisão só ampliou a resistência interna do PT municipal ao lado do PC do B, que nos bastidores lembra inúmeros casos passados de fatos semelhantes ao atual de João Pessoa produzidos por Lula em diversos cenários optando pela Direita contra seu próprio partido, como aconteceu em Fortaleza ficando contra a candidata Luziane, da mesma forma em São Luis optando pelos Sarney e no Pará fechando com os Barbalhos – em todos esses casos se posicionando contra o PT.

CASO PESSOENSE APONTA PROBLEMAS

Lula ao anunciar seu apoio a Ricardo deixa evidente seu agradecimento ao líder socialista perdendo como consequência de forma preocupante as tendências majoritárias na Paraiba pois, além de tudo, o ex-presidente avalizou o histórico atual preocupante do ex-governador paraibano diante da Operação Calvario, que ontem bloqueou mais recursos pessoais de RC.

O PT de João Pessoa diverge da convicção de Lula e do PT Nacional sobre o caso Ricardo na Calvário porque, segundo exames rigorosos, não se trata para os petistas pessoenses de mesmo caso de Lula até hoje sem uma gravação a incriminá-lo com provas. No caso paraibano são 8 anos de gravação tratando de negociações financeiras típicas de organização criminosa.

É evidente que todos defendem que haja amplo, geral e irrestrito direito de defesa do ex-governador mas os elementos constantes nos autos vão além do Lawfare, de que Lula foi vítima, e de narrativas da perseguição política insana e ideológica. Nos autos, há graves elementos que o ex-governador tem a necessidade e obrigação de esclarecer. Estar com 53% de rejeição popular, logo ele o mais influente ex-prefeito, é fruto dos dados e não das ilações.

MP ACIONADO

Até o meio da noite desta 4a feira, o PT municipal decidiu recolher – se para reflexões e medidas mas não vai acionar o TRE PB para o problema gerado com a veiculação petista no programa pró Ricardo Coutinho, do PSB.

Mesmo assim, já informações de que diversos agentes politicos fora do partido vão acionar o Ministério Publico diante de argumento legal de que o candidato socialista incorreu em ilegalidade.

Seja como for, Lula fez sua escolha e certamente vai colher o que plantou. Além do mais, ele não é nenhum Mito como o que combate nem está acima de tudo, de todos e das leis.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //