Futebol

Em jogo com muita água e confusão, Inter vence Caxias e vai às quartas

Gauchão


13/02/2013

 Em jogo marcado pela forte chuva que caiu durante o primeiro tempo e confusões durante a partida, o Inter venceu o Caxias por 2 a 0 na noite desta quarta-feira no Estádio Centenário, em Caxias do Sul – a partida valia pela terceira rodada, adiada devido à tragédia da bota Kiss, em Santa Maria. Os gols foram marcados por Leandro Damião, que, aos 37 minutos de jogo, aparou cruzamento de Gabriel, e D’Alessandro, aos 28 da segunda etapa. O placar garantiu a classificação colorada às quartas de final da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão.

Com o resultado, o Inter chegou aos 14 pontos e ocupa a liderança do Grupo B. O Caxias, que perdeu a invencibilidade, permanece com 12 e caiu para o segundo lugar do Grupo, precisando confirmar a classificação no fim de semana.

Na próxima rodada, às 16h, o Colorado enfrenta o Cruzeiro-RS no Complexo da Ulbra, em Canoas. No mesmo horário, o Caxias recebe o São José, no Centenário.

Muita água, poças e gol de Damião
O jogo começou com as duas equipes se estudando. A forte chuva dificultava o toque de bola. Aos poucos, o Caxias apertou a marcação e impedia o Inter de sair do campo defensivo. Aos cinco minutos, Renato Medeiros recebeu passe de Wallacer e chutou forte. Muriel segurou em dois tempos.

A chuva seguia sem dar trégua. O uniforme do Caxias, com a água, foi escurecendo. Aos 17, para poder diferenciar dos jogadores da equipe de Picoli, o árbitro Daniel Bins parou o jogo para mudar a camisa junto com os auxiliares João Lúcio Monteiro e Vilmar Bruni, colocando uma verde-limão. Aos poucos, a drenagem do campo começou a não suportar e formar muitas poças de água no Centenário, o que dificultava ainda mais a partida. Diego Forlán tentou invadir a área, mas acabou caindo no gramado. Pouco depois, Fabrício tentou o passe, mas a poça segurou a bola.

Uma das poucas oportunidades da primeira etapa saiu em um cruzamento despretensioso de Umberto. Aos 24, o lateral-esquerdo tentou um cruzamento. A bola quicou e ganhou velocidade. Muriel voou e tirou de tapa. Dois minutos depois, D’Alessandro sofreu falta próximo à área. Antes da cobrança, o gringo fez gestos mostrando que não havia condições de a partida prosseguir. Bins não aceitou, e Forlán cobrou no meio do gol. Para não se complicar, André Zuba tocou para escanteio.

Se o jogo pouco proporcionava emoções, a água apresentava imagens interessantes. O banco de reservas do Caxias apareceu alagado. E, quando ninguém mais esperava, a partida melhorou. Aos 37, Gabriel cobrou lateral para D’Alessandro, que devolveu. O camisa 2 cruzou pela direita na cabeça de Leandro Damião, que se antecipou a Jean e André Zuba e desviou para o gol, abrindo o placar. Na comemoração, o centroavante, Fabrício, Elton e Gabriel se atiraram em uma das poças.

Antes do fim do primeiro tempo, o Caxias quase empatou. Aos 44, Wallacer cobrou falta. Marcelo Carvalho deu um suave toque de cabeça e Muriel defendeu. No rebote, uma confusão dentro da pequena área. Inúmeros jogadores das duas equipes tentaram chutar a bola. Muriel se esticou e conseguiu afastar. No lance, os comandados de Picoli pediram pênalti, mas Bins nada marcou.

Menos água e confusão
No segundo tempo, a chuva parou. O que não significou mais facilidade aos atletas. O campo, com menos água, ainda seguia pesado e com poças, que eram um obstáculo a ser vencido. O Caxias tentou se atirar ao ataque para buscar a igualdade. Aos 8, Rafael Santiago aparou cruzamento e cabeceou fraco, nas mãos de Muriel. Dois minutos depois, Renato Medeiros cobrou falta fechada, que o goleiro colorado defendeu. Com o gramado molhado, a equipe de Picoli abusava da bola alçada.

Aos 17, Rafael Santiago chutou forte. A bola quicou e Muriel afastou de soco. No minuto seguinte, o Inter finalmente chegou ao ataque. Fred tocou para Forlán. O uruguaio, dentro da área, não conseguiu arrematar. Antes dele, Jean tirou a escanteio. Fabrício tentou jogada pela esquerda aos 20, mas acabou “desarmado” pela água. No minuto seguinte, Fred buscou o ângulo de André Zuba, que se esticou e espalmou.

Porém, quem buscava criar era o Caxias, embora não assustasse o sistema defensivo. Com dificuldades de furar o bloqueio colorado, os jogadores tentavam os arremates da intermediária, mas sem perigo ao gol de Muriel. E, em uma das poucas subidas ao ataque na segunda etapa, o Inter foi cirúrgico e fez o segundo. D’Alessandro chutou na entrada da área forte, no canto direito de André Zuba, que nada pôde fazer aos 28.

O fim do jogo ainda teve confusões. Aos 31 minutos, D’Alessandro sofreu falta forte de Alisson. Fred não gostou da entrada e chegou por trás do jogador do Caxias. Os atletas das duas equipes se encararam. No lance, Daniel Bins puniu os dois com amarelo. Depois, Alisson cuspiu em Damião e foi expulso. A partida seguiu quente. Quatro minutos depois, Jackson deu um pontapé do centroavante colorado e levou amarelo. Com o resultado garantido, o Inter apenas fez o tempo passar.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //