Paraíba
Eleição para escolha do novo procurador geral de Justiça deverá movimentar MP e Paraíba; confira nomes e detalhes da disputa
03/05/2025

Ministério Público da Paraíba (MPPB)
Anderson Costa
Uma nova eleição deverá impactar o cotidiano paraibano neste ano de 2025. Apesar deste ano não ser considerado um ano eleitoral, por não haver a disputa de nenhum pleito da política partidária, outros processos eletivos ocorrerão e terão grande impacto sobre a sociedade.
Dentre estes processos, ocorre neste ano a eleição interna do Ministério Público do Estado da Paraíba. Os membros do MPPB irão eleger em 2025 o novo Procurador-Geral de Justiça que comandará o órgão ao longo do próximo biênio.
A eleição do Ministério Público possui grande relevância para o estado, pois através dela é composta a lista tríplice que será apresentada ao governador João Azevêdo (PSB) através da qual ele irá definir o nome do novo procurador-geral. João tem mantido por padrão o hábito de referendar para o cargo o nome mais votado pelos membros do Ministério Público, embora esta não seja uma obrigatoriedade.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Seguindo o padrão de processos anteriores, a eleição deverá ocorrer no mês de julho para garantir que os prazos de nomeação e posse possam ser respeitados.
As atribuições
Como líder do Ministério Público de um estado, o Procurador-Geral de Justiça dirige o órgão, além de representá-lo judicial e extrajudicialmente. Através da chefia desempenhada, é ele quem promove ações para defesa dos direitos, interesses e garantias do Ministério Público. Cabe também ao PGJ o envio de Projetos de Lei ao Poder Legislativo.
Enquanto chefe do órgão, também cabe ao Procurador-Geral uma série de outras atribuições administrativas com os membros e com o patrimônio do MP.
Candidatos
Neste momento ainda não temos uma listagem oficial de candidatos ao cargo, uma vez que o processo interno do MPPB ainda não foi iniciado, mas alguns nomes já começam a ser discutidos e apontados como postulantes potenciais para a sucessão de Antônio Hortêncio Neto.
Dentre estes nomes aventados temos o do atual secretário-geral do Ministério Público da Paraíba, Rodrigo Marques da Nóbrega e o ex-presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Leonardo Quintans Coutinho.
Rodrigo Marques da Nóbrega
Integra o Ministério Público desde 1995, já tendo atuado como promotor de justiça em diversas cidades paraibanas. Atualmente integra o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação, o Núcleo de Inovação, a Comissão de Análise do Quadro de Membros, a Comissão de Gestão do Teletrabalho e a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Rodrigo também é Membro da atual mesa diretora do Ministério Público da Paraíba na função de Secretário-Geral.
Leonardo Quintans Coutinho
Assessor técnico do procurador-geral de Justiça, Quintans ocupou a presidência da Associação Paraibana do Ministério Público, além de já ter atuado como coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e secretário de Planejamento.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.