Cultura
Editora A União lança livro Entre costuras de papel, de Renata Escarião
O evento acontecerá na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa
07/12/2023
alinhavar de vivências, em momentos diversos da vida da jornalista e escritora paraibana Renata Escarião, marca o livro Entre costuras de papel que a Editora A União lança neste sábado (9), às 17h. O evento acontecerá na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e vai contar com apresentação da obra pela escritora Jennifer Trajano.
O livro reúne textos em prosa poética, crônicas e poesias narrativas escritos, pela autora, nos últimos 10 anos. Segundo Escarião, o livro traz suas vivências cotidianas, “O meu estar no mundo, como mulher que sou, é a fonte de onde a escrita emerge. Uma escrita despretensiosa, que teve como objetivo registrar a impressão de vivências, fossem elas externas, de situações e acontecimentos cotidianos, ou simplesmente internas, sobre o que se passava dentro de mim. O livro é expressão pura, intensidade sem muito filtro, que configuram, para mim, um recorte interessante de quem fui, sou, do meu processo de amadurecimento e de como escrevo”, conta a autora.
A publicação é dividida em duas partes, “Prosa” e “Poesia”, abordando temas que vão do que há de mais profundo, como o desamparo de uma mãe recém-nascida que volta ao antigo quarto na casa dos pais, ao que há de mais rotineiro, como estender as roupas no varal enquanto vê o filho brincar no quintal; das turbulências de uma paixão arrebatadora, à viagem que a imaginação faz quando os pés tocam os tijolos bicentenários da antiga casa de família.
A abertura de cada parte conta com ilustrações de Tônio, e a capa é de Érica Chianca, com ilustrações de Valentina Chianca. O texto de apresentação é de Liane Schneider, professora do Departamento de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A autora é jornalista, mestre em Comunicação e doutora em Letras, pela UFPB. Seu primeiro livro publicado foi o romance Sandálias Vermelhas (2017), contemplado com o Prêmio José Américo de Almeida, da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em 2014. Natural de Patos, Renata Escarião mora em João Pessoa há 20 anos.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.