Paraíba

Economista renomada, Zélia Almeida, lança livro sobre “A Dor da Pobreza” na FCJA

O lançamento terá a presença da escritora Rosa Freire de Aguiar, viúva de Celso Furtado.


20/11/2019

Por Walter Santos
Portal WSCOM

 

A economista e professora Zélia Almeida lança, nesta quarta-feira (20), às 19h, o livro “A Dor da Pobreza – Uma Dor de Mundo”, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa. A apresentação escrita é do historiador Ramalho Leite, que também apresenta o evento. O lançamento terá a presença da escritora Rosa Freire de Aguiar, viúva de Celso Furtado.

 

A obra tem comentários do historiador Joaquim Osterne Carneiro e Aline Sá e as orelhas são assinadas pelo antropólogo Carlos Alberto Azevedo.

 

19_11_19 Economista Zélia Almeida lança livro na FCJA (1).jpg

 

“O estudo da economista Zélia Almeida tem uma abordagem quântica”, destaca Carlos Azevedo, atribuindo o feito à “uma herança talvez de seus estudos na conceituada Universidade de Viçosa (Minas Gerais), uma das melhores universidades da América Latina”.  E prossegue: “Não somente isso. Zélia como economista, tem outro lugar: um olhar quase antropológico, vê profundamente a cultura da pobreza. Seu olhar alcança todo sistema social do Brejo, como um todo, integrado: não separa as relações arcaicas de produção, ainda hoje existentes, da produção das formas atuais”.

 

RECONHECIMENTO  – Já Ramalho Leite destaca que “a professora Zélia Almeida consegue ensinar economia romanceando seus meandros pelas serras encobertas de cana-de-açúcar do Brejo da Paraíba”.

 

Na ocasião, o Conselho Regional de Economia fará diversas homenagens, inclusive à própria Zélia Almeida, em reconhecimento público pela passagem dos 50 anos como graduada em Ciências Econômicas na UFPB e idealizadora do Prêmio de Economia Professor Celso Furtado e da outorga da Medalha Celso Furtado.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //