A Heineken anunciou nesta terça-feira (23) a nomeação do brasileiro Rafael Oliveira como seu novo presidente-executivo (CEO). É a primeira vez na história que a segunda maior cervejaria do mundo escolhe um executivo de fora de seus quadros para o cargo máximo de liderança.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O anúncio encerra um período de incerteza que pairava sobre a fabricante das marcas Tiger, Sol e Heineken desde a saída do ex-CEO Dolf van den Brink. Logo após o comunicado, as ações da empresa subiram cerca de 3%, atingindo o maior nível desde março.
Atualmente no comando da fabricante holandesa de café e chá JDE Peet’s, Oliveira assumirá a cervejaria em 1º de outubro por um mandato de quatro anos. Segundo a Heineken, o conselho escolheu o brasileiro por unanimidade devido à sua forte visão estratégica, operacional e financeira.
Com formação em Economia pela PUC-SP e MBA pela Universidade de Chicago, o executivo iniciou a carreira nos bancos Icatu e BBA, além de acumular dez anos no Goldman Sachs. Antes da JDE Peet’s, Oliveira também foi presidente de mercados internacionais na Kraft Heinz por uma década.
A principal missão do novo CEO será acelerar as metas de crescimento estipuladas na estratégia global da companhia para 2030. Em nota, o brasileiro elogiou o planejamento da marca, afirmando que a meta de entregar maior crescimento com otimização de recursos é uma plataforma sólida para o futuro.
