Banco central americano mantém taxa de juros inalterada e Trump critica presidente: “um idiota”

Imagem Substituída

Indo contra as vontades do presidente Donald Trump, o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, decidiu manter suas taxas de juros sem alteração entre 4,25% e 4,50% ao ano. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (7).

A decisão para manter a taxa inalterada, como está desde dezembro de 2024, foi unânime. O comitê afirmou que há incertezas sobre as perspectivas econômicas em meio ao tarifaço de Trump.

O presidente do Fed, Jerome Powell, declarou em uma entrevista após a reunião que não há previsão de reajuste das taxas e que há chances de um aumento na inflação do país. “Se os grandes aumentos nas tarifas que foram anunciados se mantiverem, provavelmente vão provocar aumento na inflação, desaceleração no crescimento econômico e aumento do desemprego”, disse.

Repercussão na Casa Branca

Donald Trump, que já havia criticado Powell em outras ocasiões, afirmou que o presidente do BC é “atrasado demais” e um “idiota”, nesta quinta-feira (8). As ofensas foram feitas em uma publicação na plataforma Truth Social

“O ‘atrasado demais’ Jerome Powell é um IDIOTA, que não tem noção de nada. Tirando isso, eu gosto muito dele! (Os preços de) óleo e energia estão caindo, quase todos os custos (XXX e ovov) caindo, praticamente NENHUMA INFLAÇÃO, dinheiro das tarifas entrando nos EUA — EXATAMENTE O OPOSTO DO ‘ATRASADO DEMAIS!’ APROVEITE!”, disse Trump.

Para o presidente, a reunião deveria ter optado pelo corte dos juros, pensando na aceleração da economia. Isso porque, quanto mais alta a taxa, menor o nível de consumo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo