Futebol

Dorival Júnior pede a Rafinha que se reinvente: ‘Cabe a ele criar situações’

Após derrota


04/03/2013



Na primeira partida decisiva como profissional do Flamengo, Rafinha não se omitiu. O atacante, de 19 anos, buscou jogo, tentou dribles e arrancadas, mas foi bem marcado e não conseguiu superar os defensores do Botafogo. Após a derrota por 2 a 0, que eliminou o Rubro-Negro na semifinal da Taça Guanabara, o técnico Dorival Júnior analisou o desempenho de seu principal jogador no primeiro turno e constatou: Rafinha terá de encontrar novos meios de passar pelos adversários.

– Nas duas últimas partidas (contra Olaria e Botafogo), a marcação foi mais próxima, os adversários ficaram mais presentes, alertei sobre isso. Ele não conseguiu ter a mesma desenvoltura. Que se prepare cada dia mais e mais, pois já chama a atenção, as marcações estão preparadas para que, no momento em que ele consiga a finta sobre um atleta, um segundo esteja mais perto para marcá-lo. Cabe a ele, pela habilidade que possui, saber que terá que criar novas situações a todo momento. Com velocidade e habilidade, terá de buscar um novo espaço diante de marcações diretas – analisou o técnico.

Para Dorival, é normal que Rafinha comece a encontrar dificuldades e que oscile nas partidas. Ele pede calma com o garoto, que na fase de classificação fez dois gols e foi destaque da equipe, que conseguiu a chegar à semifinal com a melhor campanha geral.

– É um fato natural. Sempre pedi calma com o Rafinha, ele vai continuar crescendo, o nível de exigência vai crescer e cabe a ele conseguir solucionar esse tipo de problema.

Com a elminação rubro-negra, a equipe só volta a jogar no dia 17 de março, contra o Resende, em sua estreia na Taça Rio. Até lá, serão duas semanas apenas com treinos. Tempo que Dorival espera aproveitar bem para fazer o time crescer.

– Faremos trabalhos coletivos, como temos feito, são mais do que necessários. A equipe teve um belo crescimento ao longo desses últimos dois meses, projetamos coisas melhores para frente. Outros jogadores já estão em condições de brigar por posições. Será o nosso maior ganho para o segundo turno.

Nesta segunda-feira, o grupo está de folga. O time volta a treinar na tarde de terça, no Ninho do Urubu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //