Paraíba

Direção do Fest Aruanda agradece apoio de Ruy e valorização do audiovisual paraibano


04/12/2023

Ruy Carneiro e Lúcio Vilar (Foto: Divulgação)

Portal WSCOM



O incentivo à cultura e apoio do deputado federal Ruy Carneiro ao desenvolvimento do audiovisual paraibano foi destacado pela direção do Fest Aruanda, festival de cinema brasileiro realizado na Paraíba.

“A organização do 18º Fest Aruanda do audiovisual brasileiro agradece ao deputado federal Ruy Carneiro pela emenda parlamentar destinada à realização desta edição 2023. Agradecemos pela sensibilidade e percepção da importância do festival para o audiovisual paraibano e nordestino”, destacou a organização do evento.

Durante a solenidade de abertura da edição 2023, o diretor executivo do evento, cineasta e professor da UFPB, Lúcio Vilar, também anunciou a continuidade do apoio para a edição do próximo ano. “O deputado federal Ruy Carneiro nos trouxe agora uma emenda que já está aprovada para o Fest Aruanda 2024. A emenda parlamentar impositiva no valor de R$ 150 mil reais já está garantida para nossa 19º edição”, revelou.

Ruy ressaltou o fortalecimento do audiovisual paraibano e a perspectiva de revelar novos talentos para o cinema regional e nacional. “Precisamos fortalecer e valorizar a cultura paraibana. O cinema paraibano está recheado de talentos. São produtores, diretores, roteiristas, atores e diversos outros profissionais dessa cadeia produtiva em destaque nacional. Festivais como esse têm papel fundamental para impulsionar o nosso audiovisual”, defendeu.

O mercado cinematográfico também contribuiu com o desenvolvimento de outros segmentos da sociedade, afirmou Ruy. “Além de fomentar o segmento cultural, o desenvolvimento da cena do audiovisual também estimula o turismo, comércio e a economia de diversas regiões. Aqui na Paraíba temos o exemplo clássico de Cabaceiras, nossa Roliúde Nordestina. A partir dessa visibilidade nacional e internacional, é natural que aconteça a atração de novas produções para o nosso estado”, concluiu.

A 18ª edição do Fest Aruanda está sendo realizada no Cinépolis do Manaíra Shopping e segue até 6 de dezembro. A programação é gratuita e esse ano o festival está homenageando os “atores naturais” do filme Aruanda, Antônia Carneiro dos Santos e Erico Paulino Carneiro, o Eric. A histórica obra do diretor Linduarte Noronha foi um marco no cinema nacional, retratando os quilombos que marcaram época no Nordeste canavieiro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //