Brasil & Mundo

Dilma Rousseff fará pronunciamento à Nação, às 21h em cadeia de rádio e TV

PROTESTOS


21/06/2013

País em protesto A presidente Dilma Rousseff vai fazer um pronunciamento em cadeia de rádio e TV nesta sexta-feira (21) às 21h. A decisão pela declaração foi tomada durante reunião pela manhã com seus ministros, convocada ontem para avaliar o efeito dos protestos sobre a imagem do país e decidir o que fazer em termos de segurança.

Em seu discurso, a presidente pretende sinalizar com mais ênfase que há total controle das políticas públicas do governo, sobretudo as com impacto social junto à classe média, e quer lembrar os canais institucionais de participação social. Isso, na avaliação de assessores do Planalto, é uma forma de mostrar respeito às cobranças dos movimentos mais afins à política petista.

A guinada conservadora dos discursos, também detectada pelo Planalto e exposta à presidente nas várias reuniões ao longo do dia, porém, ainda é objeto de análise. A declaração à nação seria uma forma de diminuir uma parte dos descontentamentos, para que haja tempo de diagnosticar a guinada conservadora de algumas parcelas de manifestantes.

Dilma deve ainda agendar reunião com governadores e também prefeitos para debater a pauta de reivindicações dos manifestantes e discutir formas de adotá-la.

Ela fez mais de uma reunião pela manhã com ministros para discutir o risco de as manifestações seguirem sem controle no país, o que pode colocar em risco os jogos da Copa das Confederações, além de prejudicar a imagem do país perante investidores estrangeiros.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //