Policial

Detentos do presídio de Guarabira matam e esquartejam preso

Tumulto


16/12/2013

{arquivo}A transferência de dez detentos do Presídio Padrão de Santa Rita pode ter sido a principal causa da revolta dos detentos do Presídio João Bosco Carneiro (Presídio Novo), localizado asmargens da PB-057, em Guarabira, 

Um detento, foi morto, teve o corpo esquartejado, a cabeça decepada e jogados no pátio do presídio. Outro detento, Edgley Francelino da Silva, natural de Pirpirituba cau de uma grande altura e foi socorrido para o Hospital Regional de Guarabira em estado grave.

O tumulto começou na tarde desse domingo, 15, porque os detentos não aceitaram a chegada de dez presos transferidos de Santa Rita. A transferência foi autorizada pela Justiça de Santa Rita e acatada pela Secretaria de Administração Penitenciária. 

 

Os padres Adalto Tavares e João Bosco Nascimento, integrantes da Pastoral Carcerária da Paraíba estiveram no presídio mas foi impedidos de entrar. Na tentativa de apagar o fogo no interior da penitenciaria, uma viatura do Corpo de Bombeiros pegou fogo, que foi rapidamente controlado.

O tumuilto somente foi controlado parcialmente por volta das 22h, com a chegada do reforço  do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP) e policiais militares de batalhões de João Pessoa e Campina Grande que invadiram o presídio para tentar conter os revoltosos que atearam fogo em colchões. Por causa da revolta dos presos, os policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borracha.

Das 25 celas apenas inco não foram depredadas pelos presos, o restante foi parcialmente destruído. Vários presos ficaram feridos. Neste momento o tumulto está controlado.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.