A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação para apurar o desvio de recursos públicos federais da Lei Paulo Gustavo no município de Itapororoca, no Litoral Norte da Paraíba. Mandados também foram cumpridos nas cidades de João Pessoa e Jaboatão dos Guararapes (PE).
De acordo com as investigações, um grupo formado majoritariamente por agentes públicos municipais é suspeito de articular um esquema de desvio de verbas destinadas a projetos culturais. Os recursos eram liberados por meio de editais da Lei Paulo Gustavo, e as pessoas escolhidas para figurar como beneficiárias simulavam a execução dos projetos. Após receberem o dinheiro, repassavam parte dos valores aos servidores envolvidos, caracterizando o desvio de finalidade dos recursos federais.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A operação, denominada “Vai que Cola”, cumpre 19 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal na Paraíba. Segundo a PF, os materiais recolhidos incluíram documentos, computadores e celulares e serão utilizados para comprovar o fluxo financeiro e a participação de cada investigado.
Os suspeitos poderão responder, conforme o andamento das apurações, pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, além de outros que possam ser identificados ao longo do inquérito.