O promotor Leonardo Quintans assumiu nesta segunda-feira (1º) o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A cerimônia de posse foi realizada no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, e marcou o início de seu mandato, válido pelo biênio 2025-2027.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Ele sucede Antônio Hortêncio, que ocupava a chefia do órgão. A escolha de Quintans ocorreu a partir da lista tríplice elaborada pela classe, sendo ele o mais votado, com 205 votos. O nome foi homologado pelo governador João Azevêdo em 7 de agosto, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.
Durante a solenidade, o novo procurador-geral destacou o compromisso de aproximar a instituição da população.
“Gratidão a confiança da classe, a confiança do governador, e um dever de responsabilidade enorme de corresponder às expectativas de construir um Ministério Público aberto para a sociedade, que atenda aos anseios, necessidades e busque protegê-la da forma que ela precisa”, afirmou.
Natural de João Pessoa, Leonardo Quintans tem 44 anos, é formado em Direito, com especialização em Direito Público. Antes de ingressar no Ministério Público, foi servidor concursado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE).
Iniciou a carreira como promotor na Bahia, entre 2011 e 2013. No mesmo ano, ingressou no MPPB, assumindo a Promotoria de Justiça de Sousa. Também passou pelas comarcas de Picuí, Alagoa Grande e Catolé do Rocha. Entre 2017 e 2019, coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público e, de 2019 a 2021, foi secretário de Planejamento e Gestão do MP.
Presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025.