Pesquisa Quaest: maioria (72%) percebe queda no poder de compra em comparação a 2024

A pesquisa Genial/Quaest revelou que 72% dos brasileiros sentem que o poder de compra diminuiu em 2025 comparado a 2024. A percepção é mais negativa entre quem recebe até dois salários mínimos.

(Foto: Reprodução)

Por mais um mês, os brasileiros demonstraram insatisfação com a capacidade de obter bens e serviços com uma determinada quantia de dinheiro. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), 72% dos brasileiros acham que o poder de compra diminuiu em comparação ao mesmo período de 2024.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Uma pequena parcela da população (16%) segue outra ideia e acredita que o poder de compra cresceu. Já 11% não viram mudanças no período, enquanto 1% não quis ou soube responder a pesquisa.

Essa perspectiva dos brasileiros se manteve estável nas pesquisas dos últimos três meses.

Analisando o recorte de renda familiar, 75% dos brasileiros que recebem até dois salários mínimos acham que neste ano a capacidade de compra está menor em relação a 2024. Por outro lado, 17% acham que essa capacidade ampliou, enquanto 10% não observou mudanças.

A população com renda entre 2 a 5 salários mínimos teve uma percepção semelhante à média geral: 72% acredita que o poder de compra diminuiu, 17% acha que neste ano a capacidade de compra melhorou e 10% não viu diferença.

Já a parcela que possui renda familiar acima de 5 salários mínimos possui uma percepção mais positiva. 67% percebe uma piora, 18% acredita que o cenário melhorou e 14% acredita que está a mesma coisa nos dois anos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo