O Polo Turístico Cabo Branco, considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, deve gerar um total de 40,8 mil empregos entre as fases de construção e operação. O complexo, que concentra investimentos de R$ 2,7 bilhões e prevê a implantação de 14 mil leitos de hotelaria, foi tema de visita do governador João Azevêdo nessa terça-feira (4), que inspecionou as obras da via integradora Boulevard dos Ipês e do Tauá Resort & Convention João Pessoa.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Do total de vagas, são 19,3 mil empregos gerados na fase de construção dos empreendimentos e 21,5 mil previstos para a etapa de operação, após a inauguração dos complexos.
O governador João Azevêdo enfatizou que os empreendimentos concretizam um novo momento para a economia paraibana, com foco na geração de emprego e renda.
“Eu não tenho dúvida nenhuma de que estamos criando um novo momento para o turismo e para a economia da Paraíba. Eu, particularmente, acreditei em todo esse potencial que nós temos”, disse o governador, em referência às belezas naturais que cercam o empreendimento. “Nem nos melhores sonhos eu imaginei que nós iríamos viver momentos como esse”, acrescentou, ao agradecer a confiança do Grupo Tauá no Governo da Paraíba.
O presidente do Conselho do Grupo Tauá, Daniel Ribeiro, ressaltou que o resort será um “marco para o estado da Paraíba”, marcando “a mudança de patamar do setor turístico de João Pessoa, movimentando a economia”. Ele agradeceu ao governador pelas medidas tomadas para viabilizar os investimentos, mencionando que o projeto era uma “promessa antiga, que não saía do papel”.
Obras de Infraestrutura e Projetos Sociais
O Polo Turístico Cabo Branco já possui 10 empreendimentos com contratos assinados, incluindo grandes nomes da hotelaria nacional e internacional: Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, Amado Bio & SPA Hotel, Tauá Resort & Convention João Pessoa, Acquaí Parks & Resort, Holanda’s Gold Resort Club, Mardisa Hotel e Resort, W.A.M. Experience, Hotel Resort Setai, The Westin João Pessoa e Parque Terra dos Dinos.
O secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), Deusdete Queiroga, destacou os investimentos do Governo para atrair o interesse dos empreendimentos. Ele observou que o complexo, “antes de começar a operar, já tem feito muito bem à população paraibana, com geração de empregos, entre tantos outros benefícios”. Queiroga citou a atuação do Governo com a conclusão do esgotamento sanitário, a chegada do gás natural e a presença de segurança, como o Batalhão Ambiental.
Durante a visita, o governador inspecionou as obras do Boulevard dos Ipês, uma grande via pública de 700 metros de extensão por 33 de largura e cerca de 20 mil m² de área construída. A via, que está em “reta final”, ligará o Centro de Convenções de João Pessoa à praia.
“O Boulevard dos Ipês está em sua reta final — essa grande via integradora, que vai poder ser usufruída pelas famílias de João Pessoa e por quem visitar a nossa cidade. É um grande presente que o Governo do Estado dá à população, que não vai precisar estar hospedada para utilizar esse espaço”, comentou o governador.
Faz parte do projeto do Governo da Paraíba a criação da Vila dos Pescadores, que visa incluir socialmente os pescadores da comunidade do Jacarapé com moradias e um centro comercial. Além disso, será instalada a Escola de Gastronomia, Hotelaria e Idiomas, focada na formação técnica de jovens da comunidade do Aratu, localizada próximo ao complexo turístico.

