Quase 30 estabelecimentos são autuados em João Pessoa e Campinna Grande por fraudes na Black Friday

Uma operação conjunta de fiscalização contra fraudes nas promoções da Black Friday 2025 resultou na autuação de 27 estabelecimentos comerciais em João Pessoa e Campina Grande. A força-tarefa, que visa coibir práticas abusivas e enganosas contra consumidores, é composta pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pelo Procon Estadual e pelos Procons dos dois municípios.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

As autuações ocorreram ao longo desta sexta-feira (28), principal dia de promoções, e se somaram às infrações detectadas no dia anterior.

A operação focou em estabelecimentos que anunciaram ofertas relacionadas à Black Friday para verificar o cumprimento das normas de proteção ao consumidor e a veracidade dos descontos. Os nomes das lojas autuadas não foram revelados até o momento.

  • João Pessoa: Na capital, 14 estabelecimentos foram fiscalizados pela operação, resultando em 13 autos de infração apenas nesta sexta-feira (28).

  • Campina Grande: Seis estabelecimentos foram autuados na Rainha da Borborema.

A operação já havia autuado 11 estabelecimentos na quinta-feira (27) em João Pessoa, incluindo farmácias, lojas de vestuário, varejistas, concessionárias e operadoras de celular.

Irregularidades

Durante o processo de fiscalização, os agentes observaram diversos critérios para identificar irregularidades e a ocorrência de publicidade enganosa:

  • Veracidade dos Descontos: Verificação da veracidade dos descontos e da clareza das informações fornecidas aos consumidores.

  • Preços Inflacionados: Investigação de publicidade enganosa, notadamente quando o preço “promocional” se mostra igual ou até maior que o valor praticado fora da oferta.

  • Comparação de Preços: Checagem de descontos abaixo da média dos preços praticados anteriormente.

  • Ausência de Informação: Constatação da falta de informação sobre o preço original e a inexistência de uma lista de produtos em promoção, incluindo a quantidade disponível de cada item.

  • Identificação de Produtos: Ausência de identificação clara dos produtos que, de fato, participavam da Black Friday.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo