Internacional

Declarações de Pompeo evidência novo capítulo da guerra comercial entre China e EUA em meio a pandemia da Covid-19

O conflito se dá em meio à circulação de teorias de conspiração sem provas e declarações polêmicas


07/05/2020

Imagem meramente ilustrativa - Foto: Getty Imagens

Portal WSCOM



A crise de saúde mundial por causa da Covid-19, doença causada pelo vírus, colocou em evidência a tensa rivalidade entre as duas superpotências econômicas mundiais e deixou definitivamente para trás a aparente lua de mel depois de sua reaproximação comercial causando mais uma crise diplomática, dessa vez evidenciada pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

O conflito se dá em meio à circulação de teorias de conspiração sem provas e declarações polêmicas, como a recente do presidente americano, Donald Trump, classificando a Covid-19 como “vírus chinês”. Do outro lado, a China afirma que os EUA podem ter levado o vírus para o seu território através de militares.

“Quando o paciente zero começou nos EUA? Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ser que o Exército americano tenha levado a epidemia a Wuhan. Seja transparente! Torne público seus dados! Os EUA nos devem uma explicação!”, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em 12 de março.

Ele estava se referindo ao novo coronavírus detectado na cidade chinesa de Wuhan em dezembro passado que se espalhou pelo mundo, causando uma pandemia de consequências ainda desconhecidas.

Sobre o novo capítulo da guerra

Nesta quarta-feira (6) o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, voltou a fazer duras críticas à China, culpando-a pelas mortes de centenas de milhares de pessoas por coronavírus e exigindo novamente que compartilhe informações sobre o surto.

“Eles sabiam. A China poderia ter evitado as mortes de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. A China poderia ter poupado o mundo de sofrer um mal-estar econômico global”, afirmou Pompeo em entrevista coletiva no Departamento de Estado.

A  Covid-19 matou mais de 255 mil pessoas em todo o mundo. O vírus surgiu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan em dezembro. A maioria dos especialistas acredita que ele se originou em um mercado de venda de animais silvestres e passou de animais para pessoas, mas Pompeo disse que há evidências significativas de que veio de um laboratório.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //