Futebol

‘Decisão’ entre França e Espanha agita terça-feira recheada na Europa

Eliminatórias


26/03/2013

{arquivo}Não vale vaga na Copa, mas é quase isso. Sorteadas na mesma chave das eliminatórias para o Mundial de 2014, França e Espanha terão praticamente uma decisão nesta terça-feira recheada de jogos por toda a Europa. Antes de a bola rolar, a partir das 17h (de Brasília), no Stade de France, a vantagem no Grupo I é dos franceses, que com uma vitória praticamente carimbariam seu passaporte para o Brasil no próximo ano. E, de quebra, ainda jogariam talvez o maior favorito para a repescagem. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. O SporTV exibe ao vivo.

Traduzindo para os números, os Bleus lideram com dez pontos após quatro jogos. A Fúria, que apenas empatou com a Finlândia, por 1 a 1, na última sexta, chegou aos oito. Se abrir cinco pontos, o time treinador por Didier Deschamps teria de tropeçar em dois dos últimos três compromissos para correr o risco de perder o primeiro posto. Quem terminar em segundo irá para um mata-mata extra, a não ser que tenha a pior campanha dentre os vices das chaves.
Xavi e Xabi Alonso devem voltar à Espanha

Tendo de correr atrás do prejuízo, a equipe do técnico Vicente del Bosque ao menos ganhou boas notícias. Ao que tudo indica, a dupla Xavi-Xabi Alonso retornará para reencontrar o equilíbrio no meio-campo. A lesão de Jordi Alba e a suspensão de David Silva são os problemas, com Nacho Monreal e Cesc Fàbregas surgindo entre os prováveis substitutos. Ainda assim, o treinador prefere não confirmar ninguém.

– Ambos (Xavi e Alonso) estão bem, mas como eu já disse, não vamos arriscar ninguém e os jogadores que tomarão a decisão final. Ninguém vai ser obrigado a jogar se não estiver 100 por cento. Xavi é o melhor médico e se ele achar que pode jogar, ele jogará – avisou Del Bosque.

Do lado dos donos da casa, o discurso passa sobre o regulamento. É claro que a vitória teria efeito praticamente definitivo nas posições do grupo, mas Didier Deschamps se contentaria com um empate. De qualquer forma, quer ver uma equipe aguerrida diante de sua torcida. Em tese, como um jogo de Copa do Mundo.

– É lógico que a Espanha tem mais credenciais, mas nós somos capazes de lhes criar dificuldades. Os respeitamos, o que não que dizer que os tememos. Quando se joga contra a Espanha é preciso saber a força que tem que enfrentar. Temos que ser capazes de demonstrar para nós mesmos a nossa. Vamos para a guerra – prometeu.

Deschamps também apostará na experiência. É provável que o zagueiro Varane e o volante Pogba deem lugar a Koscielny e Cabaye, respectivamente. Na lateral esquerda, Evra assumiria a posição de Clichy. A principal dúvida, portanto, seria a utilização de Olivier Giroud, que deixou sua marca na última sexta e também na partida diante da Espanha em Madri. Ele formaria dupla com Karim Benzema, que vive um jejum de onze jogos pela seleção sem marcar um gol sequer.

Inglaterra e Portugal, sem CR7, também em perigo

A Inglaterra e Portugal não estão em situação tão diferente da atual campeã mundial. Com 11 pontos no Grupo H, os ingleses visitam o líder Montenegro (13), às 17h (de Brasília), em busca da primeira colocação e da classificação direta para a Copa do Mundo. Vindo de uma goleada por 8 a 0 sobre San Marino, o English Team sabe que nada adiantará tropeçar no caldeirão do Estádio de Podgorica a poucas rodadas do fim das eliminatórias.

Diante da facilidade de sexta-feira, o técnico Roy Hogdson optou por poupar algumas de suas estrelas, que estão confirmadíssimas no confronto desta terça: é o caso do lateral-esquerdo Ashley Cole e do meio-campista Steven Gerrard. Já o atacante Wayne Rooney permaneceu no gramado por 54 minutos e foi substituído no começo do segundo tempo, logo após ter marcado um gol de falta.

Já um pressionado Portugal encara o fraco Azerbaijão, às 14h (de Brasília), pelo Grupo F. Só a vitória interessa aos portugueses, que estão na terceira colocação do grupo, empatados com Israel e a quatro pontos da líder Rússia, que não enfrentou a Irlanda do Norte no sábado por conta da forte nevasca que atingiu a cidade de Belfast. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. O SporTV exibe ao vivo.

Para adicionar um toque de drama na partida, os lusos não contarão com Cristiano Ronaldo, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. O craque do Real Madrid, no entanto, decidiu seguir com a seleção concentrado em Baku para dar apoio aos companheiros.

– Em primeiro lugar, aqui é a minha segunda casa. No último jogo levei um amarelo que me vai deixar fora, fiquei muito triste, mas acho que a minha presença aqui na seleção é importante. O mais fácil era ir embora, para o meu clube, mas disse que queria ficar. É de corpo e alma que estou aqui – disse o luso, que deu uma assistência para Hélder Postiga no sofrido empate com Israel, por 3 a 3, na última sexta-feira.

‘Bem de vida’, Itália e Alemanha jogam para encaminhar vaga rumo ao Brasil

Com boas campanhas até o momento, Itália e Alemanha entrarão em campo mais tranquilas. Líder do Grupo B, com dez pontos, a Azzurra visitará a lanterna Malta, ainda zerada. Os alemães, por sua vez, receberão o Cazaquistão depois da vitória fora de casa por 3 a 0 na última sexta, contra o mesmo adversário. A equipe do técnico Joachim Löw é a primeira no Grupo C, com 13 pontos – cinco a mais que a vice-líder Suécia – embora o time de Ibrahimovic some um jogo a menos. Ambos os confrontos começarão às 16h45 (de Brasília) e terão transmissão do GLOBOESPORTE.COM, com vídeos. Os canais SporTV exibem ao vivo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //