Política

Datafolha: ameaças de Bolsonaro contra o sistema eleitoral são vistas com preocupação por 56%, mas maioria não acredita em golpe

Para 37% dos participantes da pesquisa, o presidente da República vai tentar um ato golpista


30/07/2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ataca novamente as urnas eletrônicas em evento com embaixadores - Foto: Reprodução

Portal WSCOM com O Globo

A insistência do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em atacar e colocar em dúvida a lisura do sistema eleitoral brasileiro e a atuação do Poder Judiciário preocupam 56% dos entrevistados na última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (30). Para 36% das pessoas consultadas, as declarações de caráter golpista do mandatário não terão consequências. E 8% dos participantes não souberam opinar. Os percentuais são exatamente os mesmos registrados pelo instituto em maio.

Segundo a pesquisa, a preocupação é maior entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Entre os apoiadores do petista, 61% afirmam que as falas de Bolsonaro precisam ser encaradas com seriedade. Para 50% daqueles que declaram voto em Bolsonaro, as declarações são preocupantes, mas 40% acham que o tom golpista do presidente não merece atenção.

Os entrevistados também foram questionados sobre a possibilidade de um golpe de estado. Para 56% dos participantes, não há qualquer chance de isso acontecer. Mas 36% das pessoas ouvidas na pesquisa essa ameaça é real e Bolsonaro vai, sim, tentar um golpe.

Entre os eleitores de Bolsonaro, 90% afirmam que não haverá golpe e 6% dizem que o mandatário fará algo. No grupo daqueles que declaram voto em Lula, 58% acham que o atual presidente colocará em curso uma tentativa de golpe, enquanto 35% descartam

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.