Cultura

Daniel da Hora traz nova perspectiva sobre Flávio Tavares na exposição “Traços de Memória e Sonho”

Curadoria destaca narrativas visuais e obras inéditas em mostra que estreia dia 18 de junho no Espaço Arte Brasil


14/06/2024

(Foto: Divulgação)

Portal WSCOM

O Espaço Arte Brasil inaugura no dia 18 de junho a exposição “Traços de Memória e Sonho”, com a curadoria de Daniel da Hora sobre a obra do artista plástico Flávio Tavares. A mostra promete uma imersão profunda nas narrativas visuais e oníricas que caracterizam o trabalho de Tavares, numa combinação de peças históricas e produções inéditas e inovadoras. “Nesta parte da exposição, apresentaremos um Flávio que pouquíssimos viram até hoje”, assegura Daniel.

O título “Traços de Memória e Sonho” foi escolhido para refletir a essência das obras de Flávio Tavares. “Enquanto é permeada por essas viagens visuais por um mundo imaginado, elas evocam possibilidades, trazem histórias e personagens que atravessam o nosso imaginário. Explorar nossas memórias e sonhos é uma das muitas provocações do trabalho de Flávio”, explica.

Experiência prévia — Daniel da Hora, que também expõe suas obras no Espaço Arte Brasil, ressalta que a familiaridade com o local foi fundamental para a escolha das peças. “Ajuda a entender o espaço, do ponto de vista expositivo, e também das possibilidades de interação com o público e como ele pode agir/reagir”, afirma.

A preparação da exposição envolveu uma estreita colaboração entre curador e artista. Daniel da Hora relata que visitou o ateliê de Tavares, e mergulhou no universo do artista. “Naturalmente já conhecia a obra de Flávio, sou um fã incondicional. Ele me explicou os processos, inquietações e motivações dos trabalhos. Ao mesmo tempo, pude ver as obras mais recentes e numa linguagem bastante inovadora e diferente do que o público está acostumado”, revela. O curador também utilizou o acervo presente no Espaço Arte Brasil.

A exposição “Traços de Memória e Sonho” oferece ao público uma rara oportunidade de apreciar a rica trajetória artística de Flávio Tavares. “Convido todos a participarem desse momento e verem como Flávio sempre estabeleceu uma conexão de muito respeito e carinho com seus admiradores, ao passo que sempre se renova e apresenta novidades”, complementa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //