Cinema

Curta paraibano “Menino Azul” tem exibição online e votação aberta em Festival


25/04/2020

Cena de 'O Menino Azul' (Foto: Divulgação)

Portal WSCOM

O Curta inédito “Menino Azul”, do diretor Odécio Antonio, está com exibição online e votação aberta no 130 Festival Curta Taquary, de Taquaritinga do Norte (PE), que neste ano, devido a pandemia do Coronavírus, acontece todo online. O curta foi selecionado para a mostra Sessão Especial do Festival e conta de uma forma sensível e carregada de simbolismo, uma viagem onírica na vida do protagonista João.

No elenco, nomes consagrados do cinema paraibano, como Luiz Carlos Vasconcelos e Nanego Lira, que estão atualmente na novela “Amor de Mãe”. Também com Buda Lira que fez parte do elenco do filme Bacurau, sucesso de público e crítica em 2019 e agora também nos serviços de streaming.

O curta conta ainda com o protagonista Théo Koffmann, em seu primeiro filme, mostrando desenvoltura na frente da câmera, e a atriz Giulina Maria, premiada com o Calunga de melhor atriz no CinePE/ 2019 pelo longa metragem “Abraço” e com o Kikito de melhor atriz de curtas no Festival de Gramado/ 2015, com o filme “Herói”.

O Menino Azul

Cena de ‘O Menino Azul’ (Foto: Divulgação)

O “Menino Azul” foi rodado do dia 29/04/2019 ao 04/05/2019 e faz parte do fundo Walfredo Rodrigues edição 2016-2017. A versão final do trabalho ficou pronta em janeiro deste ano, com cópias em DCP e finalização 5.1 prontas no mês de março de 2020. Isto é, a exibição agora em abril é a primeira janela de estreia da obra.

O roteiro é de Aécio Amaral, a partir de seu conto homônimo. Odécio conta que uma das intenções do curta é mostrar a potência narrativa e de qualidade técnica dos profissionais que trabalham na Paraíba. “Uma geração sem precedentes, que só existe porque há uma tradição desde a década de 80 fomentada por realizadores que ainda estão na ativa. Também fizemos um filme que pudesse atingir todo tipo de público, não só o nicho da cinefilia. Qualquer pessoa da sociedade pode assistir e encontrar elementos nos quais se identifique”, ressalta.

Peculiaridades

Questionado como foi a realização do curta, o diretor conta que houve muitas peculiaridades durante o processo de produção, assim como de pós-produção e distribuição. “Posso destacar na produção o fato de ter um protagonista infantil, o que demandou um tratamento especial durante as gravações. Com horários específicos e um clima leve. Diferente de outras produções. Uma alegria permeava o set o tempo todo. Na pós produção destaco a participação do apoio do Estúdio da Místika para os efeitos especiais, coloração e finalização, a trilha do André Abujamra e a arte maravilhosa do Sílvio Sá”, frisa.

Outra questão, está sendo a distribuição em plena pandemia do COVID-19 e apenas no formato online. “Resolvemos aceitar o convite de estrear em uma plataforma online na programação do festival. Não é o ideal, a internet é a ultima janela de um filme. Mas não sabemos quando os cinemas voltarão. A cópia para o Cinema tem um som 5.1 e uma finalização em DCP, que é outra qualidade, muito superior”.

Um longa

O próximo projeto de Odécio já está na cabeça, um longa, tendo Luiz Carlos Vasconcelos no elenco. “Quero me preparar para fazer o longa-metragem que desenvolvemos junto a Roda Filmes e nossa produtora Rendeira Filmes, que se chama ” Chofre” e explora o universo da Turmalina Paraíba na região do Seridó”.

Exibição do Curta hoje

Os filmes do Festival Taquary começaram a ser exibidos dia 22 e vão até este sábado, 25, às 23h59min. Por causa pandemia da Covid 19 e com o isolamento/distanciamento social o Festival acontece totalmente virtual.

A ideia dos organizadores é dar uma vitrine de entretenimento para a população que está em casa. O público tem acesso a todo conteúdo e poderá votar e eleger aquele que vai levar o prêmio de melhor filme do Júri Popular. Para assistir aos filmes basta clicar na aba programação 2020 do Festival  (https://www.curtataquary.com.br/sessao-especial) e escolher a mostra do interesse

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //