Paraíba

Conselhão da UFPB dá 10 dias para Valdiney Gouveia apresentar defesa sobre irregularidades da gestão


29/05/2023

Portal WSCOM



 

 

Após uma primeira sessão conturbada, os três Conselhos Superiores da Universidade Federal da Paraíba (Consuni, Consepe e Conselho Curador) voltaram a se reunir nesta segunda-feira (29) para discutir o dossiê da intervenção na UFPB, que reúne fatos contra o reitor Valdiney Gouveia e da vice Liana Albuquerque. O professor Jailson Rocha, relator do processo, estabeleceu um prazo de 10 dias para que Valdiney se manifeste sobre as alegações de irregularidades na sua gestão.

A segunda reunião foi marcada pela ausência de Liana, responsável por conduzir os trabalhos, e de vários integrantes ligados à gestão de Valdiney, como o antigo relator e o coordenador da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods). Com a ausência, o professor decano Zaqueu Ernesto assumiu a presidência da sessão e designou um novo relator que fará um parecer a partir da manifestação do reitor. A data da próxima reunião foi marcada para 14 de junho e Valdiney pode ser destituído do cargo de reitor.

Valdiney Gouveia foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a reitoria da UFPB em novembro de 2020 após ser o último colocado no resultado da lista tríplice, sendo o candidato menos votado pela comunidade acadêmica. Doutor na área de Psicologia, o reitor também se envolveu em outra polêmica ao concorrer e se matricular em curso de graduação da instituição utilizando cotas sociais. Sua matrícula, posteriormente, foi anulada pelo TRF-5 a pedido do Ministério Público Federal (MPF).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.