Paraíba

Concursados da Polícia Civil têm aulas práticas de tiro e defesa pessoal

Treinamento


12/09/2014

Prática de tiro e conhecimento de técnicas de defesa pessoal são essenciais para o exercício da atividade policial. Na Paraíba, os 530 aprovados para o concurso da Polícia Civil têm vivido essa experiência em aulas que abrangem os convocados para os cargos de delegado, agente de investigação, motoristas policiais, além de peritos, papiloscopistas e técnicos do Instituto de Polícia Científica (IPC).

Para o diretor adjunto da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado Bergson Vasconcelos, as disciplinas de tiro e defesa pessoal são indispensáveis para que o policial aja legalmente. “O uso da força se dá de forma gradativa de acordo com o caso concreto, pois o agente de segurança pública representa o Estado e deve agir proporcionando segurança para ele, os colegas de trabalho, os cidadãos em geral e também para o transgressor da lei, quando for necessário controlar uma situação”, frisou.

As aulas são ministradas por instrutores e acompanhadas por monitores especialistas, tanto no campo teórico como no prático. A defesa pessoal tem entre 20 e 40 horas e contempla técnicas de Krav Maga e Jiu-Jitsu para situações que envolvem arma branca, arma de fogo e imobilização. As aulas de tiro somam 80 horas, com disparos de armas disponíveis na instituição, a exemplo de revólver calibre 38, pistola. 40, submetralhadora SMT 40, carabina Magal .30 e espingarda calibre 12.

Também estão inclusas no curso de formação de policiais civis as disciplinas de gestão e direitos humanos. “Apresentamos a realidade da Segurança Pública no Estado com o Programa Paraíba Unida pela Paz, que tem uma gestão focada em resultados, metas claras e integração das polícias. Os direitos humanos, além de especificamente abordados, são tema transversal em todas as disciplinas. São dados também conhecimentos sobre investigação policial em âmbito geral e especializado na investigação de homicídios e repressão a entorpecentes”, explicou.
As aulas para os futuros policiais civis terminam no dia 1º de dezembro. Os alunos aprovados em todos os cargos ainda passarão por um processo de integração ao fim das aulas e a nomeação acontece 30 dias após o término do treinamento.

A Acadepol dispõe de um programa regular de tiro e disponibiliza aos policiais uma cota anual de munição para a prática, que é acompanhada por instrutor e armeiro. Um treinamento contínuo de defesa pessoal também será implementado no início de 2015.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //