Cultura

Companhia Municipal de Dança conquista 1º lugar em cinco trabalhos no Festival de Goiás

De 13 a 28 de julho, os bailarinos Gabriel Morais e Lyedson Fidelis foram selecionados para o Festival de Dança de Joinville. “


09/07/2024

(Foto: Divulgação)

Portal WSCOM



Os bailarinos da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa participaram, entre os dias 2 e 7 de julho, do Festival Internacional de Dança de Goiás. Dos dez trabalhos apresentados, conquistaram o primeiro lugar em cinco coreografias e o segundo em outras três. Os bailarinos receberam ainda dois convites para participar de uma Companhia de Dança na Alemanha. O desafio agora é no Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, que acontece de 13 a 28 de julho.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, afirma que a Companhia Municipal de Dança, criada há três anos, tem, em pouco tempo, construído uma história de muita qualidade interpretativa. Ele ressalta que os bailarinos e bailarinas performam muito bem tanto nos espetáculos que a Fundação monta em João Pessoa, quanto nos festivais e espetáculos para onde os bailarinos são convidados.

“Isso mostra o acerto da nossa política de valorização da dança municipal a partir da criação desse instrumento que é a Companhia Municipal de Dança. Nós ficamos muito contentes e empolgados, e desejamos sempre grande sucesso para nossa Companhia. As expectativas de trabalho são sempre muito boas”, pontua.

Conquistas – As coreografias que conquistaram a primeira colocação no Festival Internacional de Goiás foram o solo feminino jazz, com Aline Ferreira; solo masculino jazz, com Maxwell Araújo; solo masculino contemporâneo, com Lyedson Fidélis; duo jazz, com Maxwell Araújo e Aline Ferreira; duo contemporâneo, com Lyedson Fidélis e Gabriel Morais.

O bailarino Gabriel Morais ficou em segundo lugar no solo neoclássico e também conquistou a segunda colocação no solo clássico de repertório. Dois solos foram classificados para a final em ballet de repertório para Gabriel Morais e Lyedson Fidelis.

“Foi quase uma semana de imersão na dança. Eles dançaram na noite dos campeões, a noite de gala, no domingo, dia 7, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Foi sucesso total e todos impressionados com os bailarinos da Companhia Municipal de João Pessoa”, comemora Stella Paula Carvalho, que está à frente da Companhia.

“Sinto um orgulho imenso. Fizemos de tudo para que eles participassem deste festival. Além de adquirir novos conhecimentos, também vislumbramos as oportunidades que surgiriam com as apresentações. Sempre acreditei que exportaríamos bailarinos, principalmente porque a intenção da gestão é que essa Companhia seja conhecida no mundo. Isso já começou agora e ainda teremos três participações em Joinville”, acrescenta.

A participação dos bailarinos Aline Ferreira, Ana Maria Barroso, Gabriel Morais, Lyedson Fidelis e Maxwell Araújo marcou a estreia da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa no Festival Internacional de Dança de Goiás.

Recentemente, no dia 26 de junho, o grupo esteve na capital do Ceará, como convidado, para a noite de abertura do Festival Nacional de Dança de Fortaleza (Fendafor). O evento contou com diversas companhias convidadas, incluindo uma de Goiás e outra do Rio de Janeiro.

Joinville – De 13 a 28 de julho, os bailarinos Gabriel Morais e Lyedson Fidelis foram selecionados para o Festival de Dança de Joinville. “Lá eles têm grandes chances de se destacar entre os melhores do Brasil”, espera Stella Paula Carvalho.

No ano passado, Gabriel Morais conquistou o terceiro lugar no clássico de repertório, competindo com dois bailarinos residentes no exterior.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.