Artes

Companhia de teatro apresenta espetáculo em João Pessoa sobre a seca mais devastadora do Ceará


23/11/2023

Cena da peça teatral '1932 - O que aconteceu?' que retrata a vida de pessoas pobres e marginalizadas.

Portal WSCOM



 

 

A companhia de teatro Coletivo 32 realiza o espetáculo “1932 – O que aconteceu?”, no dia 24 de novembro (sexta-feira), às 20h no Teatro Ednaldo do Egypto. Quatro artistas se unem para resgatar uma história baseada em fatos reais.

Com direção da premiada Letícia Rodrigues, a peça é livremente inspirada na obra do pesquisador e dramaturgo cearense Marcos Barbosa. E espetáculo é estrelado por Juliane Ramalho, Denis Almeida, Juciene Fernandes e Taíze Lima.

A seca de 1932 no sertão do estado do Ceará foi uma das mais devastadoras e impactantes da história da região e um êxodo da população rural para áreas urbanas em busca de melhores condições. Os locais do confinamento ficaram conhecidos como ‘currais do governo’, e o ato foi considerado o grande holocausto cearense.

O espetáculo “1932 – O Que Aconteceu?” , do Coletivo 32, conta essa história com perspectivas diversas, indo do drama a comédia, através de 10 recortes de diferentes cenas e personagens que mostram a graça e a miséria de um povo que sofreu com os processos de higienização social presentes neste período histórico, bem como os impactos desta seca em diferentes camadas da população à época e a relação com os dias atuais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //