Paraíba

Comérciários de Campina querem ter Feriado nesta segunda-feira

PROCESSO COLETIVO


04/08/2013



Ainda continua a polemica em Campina Grande sobre o feriado na próxima segunda-feira, 5.  A data marca a fundação da Paraíba.  De acordo com a Lei Estadual 3.489, de 30 de agosto de 1967,  é feriado em todO o Estado, entretanto, ate então, apenas o município de João Pessoa era contemplado.

Até ontem, os sindicatos classistas não mostraram interesse em assinar um aditivo a Convenção Coletiva (2012/2013) da categoria comerciária, para garantir o funcionamento do comércio na segunda-feira.

De um lado o Sindicato dos Comerciários defende o feriado, alegando existirem ainda duas outras leis, sendo uma municipal e outra federal, que estabelecem o trabalho e o funcionamento do comércio em feriados só mediante acordo na Convenção Coletiva, o que não existe na vigente.

O presidente do sindicato, José do Nascimento Coelho, disse ter recebido a notícia do feriado com surpresa, uma vez que esta lei não vinha sendo cumprida em Campina Grande e demais cidades do Estado, motivo pelo qual a data sempre ficou fora da discussão na Convenção Coletiva dos trabalhadores.

A posição do sindicato, conforme Coelho, é o respeito às leis, o que significa dizer que o comércio não poderá funcionar na referida data, a exemplo dos bancos de Campina Grande que confirmaram o fechamento de suas portas na segunda-feira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //