Economia & Negócios

Comerciantes que trabalhavam na UFPB também são afetados pela pandemia

06/07/2020


Portal WSCOM

A pandemia da COVID-19 tem afetados muitos comerciantes, com redução dos serviços, demissões e até mesmo fechamento de estabelecimentos.  Com os comerciantes que tem seus estabelecimentos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) não foi diferente, a suspensão das aulas exigiu que as lanchonetes, restaurantes e pessoas que vendiam produtos na universidade parassem bruscamente seus serviços, consequentemente deixando muitas famílias sem renda mensal.

A situação é ainda mais complicada para um grupo de mulheres que trabalhavam na Ecolanches, lanchonete que tinha um diferencial por ter um cardápio de comidas saudáveis, localizada no campus I da UFPB, a lanchonete é um projeto da Incubadora de Empreendimentos Solidários-Incubes/UFPB, que é destinado a formação profissional de moradoras da comunidade São Rafael.

Afastadas das atividades da lanchonete, as famílias que são sustentadas pelas trabalhadoras da Ecolanches estão vivendo de doações e ajuda dos conhecidos.

Com objetivo de ajudar essas famílias foram realizadas várias reuniões entre as equipes de professores, coordenadores, estudantes bolsistas do projeto e as moradoras da comunidade que trabalhavam ativamente no projeto. 

O resultado das reuniões e discussões do que deveria ser feito para amenizar os impactos econômicos ocasionados pela ruptura das atividades da lanchonete levaram a equipe a pensar em um projeto que pudesse ajudar não somente as mulheres da Ecolanches, mas também as demais pessoas da comunidade São Rafael, criando assim o projeto SOPÃO SOLÍDÁRIO ECOLANCHES.

SOPÃO SOLIDÁRIO ECOLANCHES

A Ecolanches é um projeto da Incubadora de Empreendimentos Solidários-Incubes/UFPB, que há cinco anos se dedica à formação profissional e cidadã de moradoras da comunidade São Rafael. Na lanchonete, localizada no campus I da UFPB, elas produziam e comercializavam alimentos saudáveis, gerando renda com base nos princípios da Economia Solidária e da Segurança Nutricional.

No entanto, durante a pandemia, as trabalhadoras da Ecolanches, assim como muitos outros moradores da comunidade São Rafael, têm enfrentado grandes dificuldades devido à redução nas rendas familiares.

Pensando nisso, essa campanha visa arrecadar recursos para que as trabalhadoras da Ecolanches possam produzir refeições e garantir alimentos para elas e outros moradores da comunidade.

Colabore com essa corrente do bem fazendo uma doação, qualquer valor é importante!

Canais de Doação

Picpay: http://picpay.me/campanha.ecolanches

Pag Seguro: https://pag.ae/7Wb4CDtTS

Essa ação conta com o apoio de organizações da própria comunidade e outras parcerias. Todos juntos fazendo a diferença!

Instagrans:

https://www.instagram.com/ecolanchespb/

https://www.instagram.com/cufaparaiba/

https://www.instagram.com/joaoincubes/

https://www.instagram.com/ufpb.oficial/

https://www.instagram.com/ivpparaiba/

https://www.instagram.com/ibncastelobranco/



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.