Cultura

Comédia ‘Oh! Terrinha boa!’ explora superação e realidades nordestinas no projeto Viva Usina neste fim de semana


18/04/2024

Portal WSCOM

Nordeste, superação, fé, muita alegria e a eterna vontade de vencer. Esses são os elementos que se destacam na comédia teatral ‘Oh! Terrinha boa!’, da Companhia de Teatro Arco Íris, que se apresenta neste sábado (20) e domingo (21) no projeto Viva Usina. As sessões são gratuitas, sempre às 20h, na sala Vladimir Carvalho da Usina Energisa.

O espetáculo mostra a vida de uma família paraibana e da zona rural que sofre com a realidade de despejos das terras e é forçada a buscar a vida na cidade grande. Com pouca alfabetização, a família amarga o peso da exploração e da discriminação, bem como as dificuldades em encontrar moradia e emprego. Após muita luta, em busca de uma vida digna, a família retorna ao seu estado, consciente de que a vida em São Paulo é mais ilusória do que realista.

A Companhia de Teatro Arco Íris existe desde 1985 e nasceu em Cajazeiras, cidade que presenteia a Paraíba com grandes atores, a exemplo de Marcélia Cartaxo e Thardelly Lima. Por onde passa, o trabalho artístico do grupo realiza grandes espetáculos tanto em palco, como nas ruas com o objetivo de unir público e atores na comunhão de uma festa popular, trazendo tema cotidiano do sertão nordestino.

Perfomance e poesia

Ainda no sábado, 20, o palco Bonde recebe às 18h a performance de Jeovânia P., escritora e poetisa que se dedica à valorização da literatura feminina, especialmente à presença da mulher negra. Na apresentação do Viva Usina, a artista vai mostrar todo o potencial com a performance “Na Estrada da Poesia’, destacando a força da mulher, seus desafios, conquistas e lutas. A apresentação vai contar com a participação da atriz Aymê Vasconcelos interpretando textos selecionados para este momento.

O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio master da Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.