Saúde

Com quase o dobro do orçamento de 2023, governo garante mais investimentos ao Farmácia Popular em 2024


06/02/2024

Da Redação

 

De acordo com a Lei Orçamentária Anual, sancionada pela Presidência da República no mês de janeiro, o Programa Farmácia Popular vai receber o investimento de R$5,4 bilhões neste ano de 2024. No ano passado, o orçamento vigente era de R$ 3,1 bilhões e, no dia 22 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o novo orçamento para o programa Farmácia Popular, que assegura mais investimento para o programa no ano de 2024. Em um comparativo realizado entre dos anos de 2020 a 2024, é possível perceber uma evolução nos investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular.

Dignidade menstrual – novidade no programa Farmácia Popular

A mais recente novidade anunciada pelo programa, e que ganhou grande destaque nacional pela sua importância, foi a inclusão dos absorventes higiênicos ao elenco de produtos gratuitos oferecidos pelo Farmácia Popular. A iniciativa faz parte do programa Dignidade Menstrual, criado pelo Governo Federal, e que visa garantir o acesso gratuito a absorventes para estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua. A ação reforça a importância que os investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular possuem e garante dignidade e qualidade de vida para todas as pessoas que menstruam.

Com esse aumento de investimentos, o programa ganha força e potencializa as oportunidades para o mercado farmacêutico. É o que afirma Castro Neto, CEO da Pacto Mais – empresa paraibana com soluções de Comunicação e Tecnologia que atende cerca de 20% do mercado nacional de farmácias que fazem parte do programa Farmácia Popular.

O Governo Federal praticamente duplicou o orçamento para o programa Farmácia Popular, fazendo com que chegue ao ano de 2024 com maior vigor. A partir disso, podemos alertar as farmácias diante deste investimento, e visualizar a grande oportunidade em aumentar a movimentação das vendas”, destaca Castro.

O CEO da Pacto declara, ainda, que esta decisão beneficia diretamente os cidadãos. “Com mais investimentos, o elenco de medicamentos disponíveis gratuitamente poderá ser ainda maior, o que sem dúvidas contribui para garantir mais qualidade à saúde da população”, afirma.

O que aconteceu com o Farmácia Popular em 2023:

Em 2023 ocorreram marcos importantes no programa, como: Os medicamentos para osteoporose e contraceptivos foram incluídos na lista dos gratuitos; Os beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa; Novos credenciamentos para farmácias interessadas em ingressar no programa; O Governo lançou a nova marca do programa, criou uma campanha de divulgação e disponibilizou os novos materiais de publicidade obrigatória;
Houve um aumento na fiscalização e investigações para coibir fraudes no programa.

O que se pode esperar para 2024:

Com o orçamento praticamente dobrado, a tendência é que o Ministério da Saúde invista em: Adição de mais itens com 100% de gratuidade; Ampliação da cobertura do programa para atender ainda mais cidadãos; Maior divulgação do Farmácia Popular e os seus benefícios para a população; Melhoria na fiscalização das farmácias conveniadas ao Programa.

Pacto Mais

Com 15 anos de história, a Pacto Mais oferece soluções em tecnologia e comunicação com estratégias diferenciadas para o segmento farmacêutico. Seu principal produto é o Sua Receita Digital, um software que atende mais de 6 mil drogarias em todo o país ao realizar gestão de documentos de venda do Farmácia Popular. Entre elas as 3 maiores redes de farmácias do Brasil: Raia Drogasil, Pague Menos e Grupo DPSP



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //