Política

Com ausência de João, candidatos ao Governo do Estado confrontam propostas e trocam acusações na Rádio Arapuan FM


16/08/2022

Candidatos ao Governo do Estado participam de debate da rádio Arapuan FM (Foto: reprodução)

Redação/Portal WSCOM

Os candidatos a governador da Paraíba participaram nesta terça-feira (16) de um debate promovido pela Rádio Arapuan FM, do Sistema Arapuan de Comunicação. Estiveram presentes Adjany Simplício (PSOL), Pedro Cunha Lima (PSDB), Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

O governador João Azevêdo (PSB) justificou sua ausência no debate devido à posse do ministro Alexandre de Moraes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de hoje, em Brasília.

O modelo do debate inovou com o quadro ‘Paredão’, onde um candidato era sabatinado por todos os outros oponentes com perguntas de tema livre.

O apresentador Luís Tôrres avaliou positivamente o debate, afirmando que foi uma grande oportunidade para os candidatos confrontarem suas ideias e projetos para o estado da Paraíba.

 

Veja o resumo dos principais momentos do debate:

 

Durante o confronto de ideias e propostas, Adjany Simplício e Pedro Cunha Lima (PSDB) debateram sobre Educação. A candidata mais investimentos em políticas para  o setor, garantindo o diálogo com a população, professores e alunos. “Vamos democratizar o debate e não vamos aceitar que fundações e outros órgãos privados gerenciem os recursos públicos”, garantiu.

Já o candidato Pedro Cunha disse que vai investir na construção de creches, na recuperação e construção de escolas como também na qualificação dos professores e realização de concurso público.

A inclusão da população LGBTQIA+ foi um dos temas debatidos entre os candidatos Veneziano Vital do Rêgo e Adjany Simplício durante o quadro ‘Paredão’, no debate entre os postulantes ao governo do Estado da Rádio Arapuan FM.

Em resposta à candidata do PSOL, Veneziano ressaltou a postura de defesa intransigente contra todos os tipos de preconceito e segregação. Ele disse que a inserção desse público deve acontecer por meio do trabalho e prometeu investimento em centros de referências para viabilizar a formação e capacitação das pessoas.

Adjany ressaltou as dificuldades enfrentadas pela população LGBTQIA+ e disse que além do preconceito, esse público também sofre para conseguir concluir os estudos. “É preciso construir políticas que dialoguem com essa realidade”, destacou.

A situação da saúde pública na Paraíba também foi destaque no programa ao ser debatida pelos candidatos Nilvan Ferreira e Pedro Cunha Lima. Em sua participação no quadro ‘Paredão’, Pedro Cunha Lima disse que uma de suas metas para tentar solucionar essa problemática no estado é criar a Delegacia da Saúde e intensificar o combate à corrupção.

Pedro citou ainda o escândalo investigado pela Operação Calvário como um dos exemplos a serem combatidos para garantir o bom funcionamento do serviço oferecido à população. “Temos também que colocar pra funcionar o que já existe”, destacou. O candidato do PSDB também lamentou o atraso da atual estrutura administrativa, onde para se resolver um problema na área da saúde tenha que se recorrer a um deputado.

Acusações e troca de farpas

O clima esquentou e houve trocas de farpas entre os candidatos ao Governo do Estado, Veneziano Vital  do MDB e Nilvan Ferreira do PL durante debate promovido pelo Sistema Arapuan de Comunicação na Arapuan FM na tarde desta terça-feira (16). O emedebista acusou o bolsonarista de responder a processo por falsificação de marcas de roupas de grife.

“Eu fiquei muito preocupado no debate da TV Arapuan, você e Azevedo fizeram acusações recíprocas e João disse que você era falsificador de marcas. Essa é uma oportunidade, sinceramente, para que esclareçamos numa resposta, sim ou não, Nilvan, você responde alguma ação criminal”, questionou.

Em sua resposta, o candidato do PL leu em seu celular um despacho de uma decisão do juiz Tércio Chaves de Moura, que segundo ele, extingue a ação, fato datado de fevereiro de 2020.

Na tréplica, Veneziano se utilizou também do seu celular, e leu uma certidão do dia 9 de agosto de 2022, apontando que processo ainda não teve nenhuma sentença proferida.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //